Muito se falou nos últimos dias sobre a investigação da Polícia Federal que apura o envolvimento do dono da rede de academias Smart Fit, Edgar Garcia, no suposto financiamento de fake news que enganam a população e favorecem o presidente Jair Bolsonaro.

Desde então, conforme noticiou a revista Veja, houve uma debandada de alunos que optaram por cancelarem suas matrículas na rede, se recusando a dar seu dinheiro para uma empresa que pode estar por trás das corrupções e desmandos do governo autoritário e antidemocrático de Jair Bolsonaro.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Acontece que muitos alunos simplesmente não conseguem cancelar suas inscrições, uma vez que a Smartfit exige que o cancelamento seja presencial, e durante esta fase de pandemia, todas as unidades se encontram fechadas.

Se este era o seu drama, não precisa mais se preocupar. Um tutorial criado no Twitter tratou de ensinar passo-a-passo como fazer para fazer valer seu direito de consumidor e cancelar a sua matrícula mesmo assim.

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Basta seguir os passos abaixo criados pelo perfil @BarrettaMarcela no Twitter:

1- Ache o contrato e salve no seu computador ou celular, ele lhe foi enviado por email

2- Atente-se para o número do contrato e sua unidade, anote

3- Entre no site do Procon, campo para efetuar reclamação no atendimento eletrônico: https://consumidor.procon.sp.gov.br/

4- Cadastre-se e entre.

5- Clique em: “nova reclamação” > sou titular da contratação > demais serviços > cultura/esporte (academia) > cobrança/contestação > cobrança por serviço não fornecido

6- Preencha os dados do fornecedor, está tudo no contrato

7- Clique em “procurei o fornecedor…”

8- Forma de aquisição: loja física

9- Dados da compra: preencher cf o contrato; valor: colocar o valor da mensalidade

10- Descreva sua reclamação. Exemplo:

Contratei a academia Smartfit em (colocar a data do contrato), porém venho tentando cancelar, presencialmente, desde (colocar a data em que a academia fechou; você tentou cancelar) mas as unidades estão todas fechadas e não atendem telefone. Solicito ao Procon intervenção para o cancelamento do meu contrato retroativamente com a devolução dos valores pagos desde o mesmo mês.

Número do meu contrato: (preencha)

Unidade: (preencha) +

11- Pedido: cancelamento

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12- Preencha a forma de devolução

13- Anexe o contrato (aquele que recebeu por email)

14- Revise tudo para ver se está tudo certo e clique em “enviar reclamação”

15 – A Smartfit vai responder através de um escritório de advocacia, por e-mail. Fique de olho. Quando chegar esse email, você responde:

Prezados, o contrato prevê o cancelamento a qualquer momento sem multa, com antecedência de 30 dias, portanto a defesa da Smartfit não prospera. Aguardo o cancelamento do contrato com a devolução dos valores pagos desde abril/2020.

Se a Smartfit não cancelar e devolver os valores, cabe ação judicial para cancelar e pedir indenização.

Nesse caso, estou à disposição, me liguem:

(coloque seu telefone) – horário comercial.

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Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).