Qual o limite entre inspiração e cópia?

A artista gráfica Nath Araujo, usou seu twitter pra expressar sua insatisfação com o que vem a parecer um belo plágio de dois de seus desenhos pela gigante da moda, a Riachuelo.


Assista também:


Em uma imagem, uma mulher magra com três olhos e cabelo chanel carrega um gato com três olhos. Na outra, uma mulher segura um grande pedaço de pizza. Na imagem da Riachuelo, uma mulher magra de três olhos e cabelo chanel carrega um pedaço de pizza, em uma aparente mistura das duas imagens originais.

“A dona Riachuelo poderia me contratar pra criar uma coleção ao invés de fazer isso, né?”, afirma a artista dos primeiros desenhos. Veja o post original abaixo, as imagens e tire suas próprias conclusões:

No post de Nath, que já conta com mais de 5 mil retweets, o consenso entre internautas é de que a ilustração da estampa da Riachuelo seria um plágio descarado.

“Inspiração? Nitidamente copiado os dois trabalhos!”, disse uma internauta enquanto uma outra recomendou: “Processa! Claramente foi copiado, eles só trocaram o olho da personagem e acharam que tava 1000% diferente e irreconhecível”.

Vale lembrar que esta não é a única vez que a Riachuelo se coloca em polêmicas e é duramente criticada nas redes sociais. Outra vez, após a descoberta de que um de seus donos financiava campanha de políticos contra a causa LGBT, houve proposta de boicote da marca por parte de muitos consumidores.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).