O restaurante Dodle’s no Texas, está sendo criticado – com toda razão – após fotos das novas portas dos banheiros do estabelecimento terem viralizado na Internet. Acontece que a sinalização de gênero das portas vem em fotos da atriz e transexual Caitlyn Jenner, antes e depois de sua adequação de gênero.

A história se tornou conhecida após o editor do Dallas News descobrir o fato em uma ida ao restaurante e ter tuitado a foto. O mais bizarro foi descobrir que o próprio restaurante, quando inaugurou as novas portas, postou em suas redes sociais orgulhoso e convidando seus clientes: “Venham conhecer os novos integrantes do Dodle’s: Caitlyn e Bruce!”. Surreal, né? Veja abaixo o print do post:

Fazer algo do tipo com a situação de uma pessoa trans nos dias de hoje é um verdadeiro desserviço. Reduz a pessoa e todas as complexidades humanas, emocionais e físicas as quais um transgênero é submetido a uma piada alvo de comentários transfóbicos e que apenas reforça o preconceito do dia a dia ao qual transgêneros estão condicionados.

Perguntado sobre o que pensa sobre o caso, Lou Weaver, coordenador do programa de igualdade a transgêneros do Texas, afirmou: “Usar fotos de antes e depois de Caitlyn é horrível. Pessoas trans não são piadas e não devem ser usadas desta forma. Devemos tratá-las com respeito.”

Após a divulgação do caso e repercussão negativa, o restaurante, é claro, sofreu várias críticas nas redes sociais e veio a público tentar se desculpar. A emenda, sinceramente, parece ter saído pior do que o soneto: “Primeiramente, nossa intenção não foi fazer piada com uma pessoa ou ofender. Quando colocamos as fotos de Bruce e Caitlyn nas nossas portas dos banheiros, foi apenas para reforçar o conceito de masculino e feminino de sua identidade, que respeitamos. Esta é uma questão política e que divide opiniões no país agora, uma discussão importante que a sociedade deve ter. De qualquer maneira, nos chamar de transfóbicos, racistas ou preconceituosos, não serve em nada senão para continuar nos dividindo. Acima de tudo, somos todos parte da mesma raça: humana. Podemos sim discutir a questão, mas civilizadamente para irmos em frente como comunidade. Todos são bem vindos aqui”.

Após o pedido de desculpas, na Internet, as opiniões dividiram. Há internautas perguntando “Por que seria transfobia se estão respeitando o gênero de Caitlyn ou Bruce antes e depois de acordo com as portas?” e outros apontando para o fato de que se está usando Caitlyn como uma piada ao colocar suas fotos sem autorização em uma sinalização de banheiro.

Até o momento o restaurante não mudou as suas portas e tão pouco parece pensar que isso pode ser transfobia. E você o que acha?

Veja também:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).