Quantos jornalistas negros apresentando telejornal existem? É verdade que esta realidade começa a melhorar hoje em dia. Já existe Heraldo Pereira (substituto de William Bonner), Zileide Silva, Maju Coutinho (Globo), Joyce Ribeiro (SBT, TVCultura).

Já é alguma evolução. Alguns anos atrás, o número de jornalistas negros a frente de bancadas de um telejornal (e em outros meios também: protagonistas de séries, novelas, etc) era praticamente zero.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Agora, como titular de bancada, ainda mais em dupla, até pouco tempo atrás isso nunca existiu na história do Brasil, um país onde mais da metade da população é negra e parda.

Pois a Rede TV! acaba de fazer história ao escalar para a bancada do telejornal “Rede TV News”, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral. Bem ao fim da primeira edição do jornal com a dupla, ambos comentaram o momento.

“E a RedeTV! sai na frente. Pela primeira vez em nosso país uma emissora de TV dá oportunidade a dois jornalistas negros, né, Rô, de apresentar juntos o principal telejornal da casa. Nós agradecemos à diretoria da RedeTV! por essa oportunidade”, disse Luciana Camargo no encerramento do telejornal.

VEJA TAMBÉM:  Billy Porter desabafa e pede a antirracistas: "Olhem para as pessoas LGBTs negras"

“Sem dúvidas. Agradecemos sim, Lu. Obrigado, RedeTV!, por nos permitir participar desse marco histórico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade também”, completou Rodrigo Cabral.

Assista abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).