Quantos jornalistas negros apresentando telejornal existem? É verdade que esta realidade começa a melhorar hoje em dia. Já existe Heraldo Pereira (substituto de William Bonner), Zileide Silva, Maju Coutinho (Globo), Joyce Ribeiro (SBT, TVCultura).

Já é alguma evolução. Alguns anos atrás, o número de jornalistas negros a frente de bancadas de um telejornal (e em outros meios também: protagonistas de séries, novelas, etc) era praticamente zero.

Agora, como titular de bancada, ainda mais em dupla, até pouco tempo atrás isso nunca existiu na história do Brasil, um país onde mais da metade da população é negra e parda.

Pois a Rede TV! acaba de fazer história ao escalar para a bancada do telejornal “Rede TV News”, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral. Bem ao fim da primeira edição do jornal com a dupla, ambos comentaram o momento.

“E a RedeTV! sai na frente. Pela primeira vez em nosso país uma emissora de TV dá oportunidade a dois jornalistas negros, né, Rô, de apresentar juntos o principal telejornal da casa. Nós agradecemos à diretoria da RedeTV! por essa oportunidade”, disse Luciana Camargo no encerramento do telejornal.

“Sem dúvidas. Agradecemos sim, Lu. Obrigado, RedeTV!, por nos permitir participar desse marco histórico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade também”, completou Rodrigo Cabral.

Assista abaixo:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).