Enquetes teatrais, falas políticas e apresentações culturais estão na programação da 6ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans, que começa neste domingo (27) até 1º de Fevereiro, Recife, Pernambuco. O evento é realizado pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans) com apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco e demais órgãos. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O evento começa no domingo (27) com o Programa César de Alencar (Tributo a Emilinha Borba), às 18h, no teatro Apolo. Na segunda (28), acontecem ações itinerantes (teatro de rua sobre o preconceito e a violência vivida pelas trans) na praça do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães, centros de Goiana, Igarassu e Paulista, das 9h às 14h. Na data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29), será realizada uma cerimônia no Memorial Tortura Nunca Mais para entrega do Prêmio Monique Rodrigues. Uma homenagem a pessoas com reconhecido trabalho pela inclusão das trans como Diana Meira, secretária de Administração de Camaragibe; Marinalva Lourenço, representante do Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres; Maria das Graças, agente penitenciária; Pâmela Cruz, advogada; Suzana Levadias, coordenadora do Espaço Trans do Hospital das Clínicas e Djair Sena, representante do Programa Estadual DST/AIDS. 

Na quarta-feira (30), acontece o Cine Debate Presídios pela manhã (10h), nas penitenciárias de Igarassu e Itamaracá (PAI/PIG). No Marco Zero de Caruaru, pessoas trans levarão placas para serem erguidas ao público, das 9h às 11h. O encerramento está marcado para o dia 01 de fevereiro, às 10h, na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 – Bongi. Lá, acontece o 1º Seminário sobre atendimento às Pessoas Trans para Curso de Enfermagem e o 1º Festival de Cultura da Amotrans, as 18h, na Rua Mamede Simões, Boa Vista. Neste ano, a Amotrans homenageia o ativista e escritor João W. Nery, primeiro homem trans a realizar cirurgia de redesignação sexual no Brasil, em 1977. Ele também era ativista pelos direitos LGBT.

Fonte: Diariodepernambuco.com.br