Muitos preconceitos sofridos pelo meio LGBT se dão pela veiculação de muita informação errada da própria mídia ao tratar da questão, certo? Pois agora, desinformação não é mais desculpa, seja para imprensa como empresas ou qualquer meio da sociedade.

Produzido pela Aliança Nacional LGBT e a Rede GayLatino, aconteceu em Recife semana passada – e acontecerá no Rio de Janeiro hoje (26), o lançamento do Manual de Comunicação LGBTI+.

Se trata de uma cartilha didática e inclusiva, que se propõe a ensinar jornalistas, empresas, estudantes e todo e qualquer meio de comunicação sobre os significados, conceitos, terminologias e uso correto de qualquer palavra ou expressão que se refira à comunidade LGBT.

Não é novidade uma série de dúvidas e gafes principalmente na imprensa quando o assunto é diversidade. Desde erros em pronomes, artigos, nomenclaturas, siglas, sexualidades e identidades de gênero, enfim, uma lista interminável e que deixa até nós LGBTs muitas vezes com dúvida de como falar, como se referir…


Assista também:


Sendo assim, agora teremos um guia confiável – em constante atualização, como lembrou Toni Reis – para se orientar e acabar de vez com a desculpa de muita gente que “não sabe onde encontrar a informação correta”, cometendo erros muitas vezes grotescos ou desrespeitosos, ainda que nem sempre intencionais.

Em Recife, o lançamento do manual aconteceu com a presença de representantes, personalidades e militantes LGBTs de todas as letrinhas, como a produtora cultural e aliada do movimento LGBT, Maria do Céu, a performer e ativista trans Renata Finsk, o diretor do grupo Dignidade Toni Reis, o youtuber Pedro HMC do canal Põe Na Roda, o deputado federal Daniel Coelho, dentre muitos outros. Confira algumas fotos do evento abaixo:

[masterslider id=”7″]

A versão digital do manual pode ser baixada gratuitamente no site do Grupo Dignidade. Já a versão impressa, caso queira adquirir, você pode entrar em contato para maiores informações sobre a distribuição.

Sobre a Aliança Nacional LGBTI
A Aliança Nacional LGBTI é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Teve seu registro formal em 2003, passando a atuar como uma rede em 30 de maio de 2009, inicialmente na forma de uma lista de discussão na internet. Em 2016, deu início à organização do seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania, em especial da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas.

Sobre a GayLatino
GayLatino é uma rede de homens gay latinos, ativistas pelos direitos das pessoas LGBTI+ e comprometida com a resposta global ao HIV, formada em dezembro de 2015. A Rede GayLatino pretende construir uma cultura de apoio e propósito coletivo, que é visto como parte de uma coalizão de pessoas que trabalham a longo prazo para a saúde e os direitos dos homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, suas famílias e suas comunidades.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).