A resposta à epidemia de Aids no estado de São Paulo, que lidera as iniciativas no Brasil e serve de modelo a várias gestões estaduais e municipais, além de alguns programas nacionais de enfrentamento à epidemia, está sendo ameaçada pelo atual governo do Estado.

A gestão quer retirar o Programa Estadual de AIDS do Estado de São Paulo de dentro do Centro de Referência de Treinamento DST AIDS (CRT). A proposta não foi sequer comunicada para a sociedade civil, movimento social e conselheiras/os de saúde que trabalham na área há mais de 20 anos. 

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Separar o programa do CRT pode ter como consequência o enfraquecimento e sucateamento de um serviço que há 30 anos é referência nacional e internacional na prevenção e tratamento do HIV/AIDS e cuidado a pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Políticas de AIDS no Brasil tem passado por diversos retrocessos, principalmente na esfera federal. Estas medidas tem atingido diretamente a população que mais precisa do SUS. Separar o Programa Estadual de AIDS do CRT é visto por ativistas e profissionais de saúde da área como mais um desses retrocesso, agora na esfera estadual.

VEJA TAMBÉM:  Grindr está compartilhando status de HIV de usuários com empresas

Um protesto está sendo organizado no dia de hoje, a concentração acontecerá no CRT, ás 16h na Rua Santa Cruz, 81 – Próximo ao metrô Santa Cruz. Uma petição virtual está circulando, pedindo apoio da sociedade na intenção de pressionar o governo e impedir essa mudança estrutural.

Assine aqui abaixo assinado para que o governo de SP não retire o programa estadual de AIDS do CRT.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).