Uma das dificuldades de uma pessoa que decide transicionar de gênero é conseguir renovar todo guarda-roupa todo, principalmente quando se vive em situação de vulnerabilidade social. Este infelizmente é o caso de maior parte da população de mulheres trans e travestis.

Pensando nisso, foi lançado o Projeto ClosetCerto, para facilitar a doação e também recebimento de roupas para pessoas trans que precisem. E todos que tenham roupas sobrando no guarda-roupa podem ajudar.

A idealizadora, Aimê Mayara, explica o projeto: “Escolhi fazer o recorte de pessoas trans porque é um grupo minoritário que tem bastante dificuldade pra renovar o guarda roupa quando inicia a transição, seja por falta de dinheiro, apoio, preconceito, enfim, diversas questões”.

Através do ClosetCerto já foram realizadas doações pelo Brasil em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, ajudando principalmente mulheres trans que precisavam renovar o guarda roupa.

Para se candidatar a receber roupas, basta preencher o formulário do site https://t.co/rkwxydj8cx?amp=1. Com estas informações é feita uma planilha e assim que houver doação disponível na região, a pessoa é contactada.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Já para doar roupas e ajudar o projeto, o ideal é tirar fotos das mesmas com fundo branco e enviar por e-mail para o ClosetCerto com as informações da localidade, tamanho e explicando se é possível entregar em mãos na cidade, informando também as opções sobre custo de frete: por conta do doador ou de quem recebe a doação.

Para ajudar custear o projeto e bancar o envio de peças também foi criada uma vaquinha online que você pode ajudar em https://abacashi.com/p/closetcerto.

Brenda, uma das mulheres trans já ajudadas pelo programa comemorou quando recebeu suas primeiras roupas femininas: “Recebi mimos em casa! o mundo vai sorrir pra gente, galera T, acreditem!”, postou ela em seu Twitter.

Saiba mais informações sobre o projeto e veja peças disponíveis para aquisição no Instagram @projetoclosetcerto.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).