Uma das dificuldades de uma pessoa que decide transicionar de gênero é conseguir renovar todo guarda-roupa todo, principalmente quando se vive em situação de vulnerabilidade social. Este infelizmente é o caso de maior parte da população de mulheres trans e travestis.
Pensando nisso, foi lançado o Projeto ClosetCerto, para facilitar a doação e também recebimento de roupas para pessoas trans que precisem. E todos que tenham roupas sobrando no guarda-roupa podem ajudar.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
A idealizadora, Aimê Mayara, explica o projeto: “Escolhi fazer o recorte de pessoas trans porque é um grupo minoritário que tem bastante dificuldade pra renovar o guarda roupa quando inicia a transição, seja por falta de dinheiro, apoio, preconceito, enfim, diversas questões”.
Através do ClosetCerto já foram realizadas doações pelo Brasil em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, ajudando principalmente mulheres trans que precisavam renovar o guarda roupa.
Para se candidatar a receber roupas, basta preencher o formulário do site https://t.co/rkwxydj8cx?amp=1. Com estas informações é feita uma planilha e assim que houver doação disponível na região, a pessoa é contactada.
Já para doar roupas e ajudar o projeto, o ideal é tirar fotos das mesmas com fundo branco e enviar por e-mail para o ClosetCerto com as informações da localidade, tamanho e explicando se é possível entregar em mãos na cidade, informando também as opções sobre custo de frete: por conta do doador ou de quem recebe a doação.
Para ajudar custear o projeto e bancar o envio de peças também foi criada uma vaquinha online que você pode ajudar em https://abacashi.com/p/closetcerto.
Brenda, uma das mulheres trans já ajudadas pelo programa comemorou quando recebeu suas primeiras roupas femininas: “Recebi mimos em casa! o mundo vai sorrir pra gente, galera T, acreditem!”, postou ela em seu Twitter.
Saiba mais informações sobre o projeto e veja peças disponíveis para aquisição no Instagram @projetoclosetcerto.