O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, sancionou na manhã dessa quinta-feira (13) uma lei que inclui o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ no calendário de datas comemorativas e de conscientização da cidade. A data será celebrada no dia 28 de junho.

O autor da proposta, o vereador Moisés Barbosa (PSDB) disse à Rádio Guaíba que o município deu “luz” para um problema enfrentado mundo afora. Ele também ressaltou que o projeto recebeu apoio  de entidades ligadas ao movimento, além da contribuição da direção da Diversidade Sexual e Gênero da Prefeitura.

A Parada de Luta LGBTQ não contará mais com recursos do Executivo, como acontecia em edições anteriores. A partir de agora, o evento receberá apoio institucional. Dessa forma, a inclusão das ações no calendário pode facilitar a busca por patrocínios.

“Colocar no calendário municipal proporciona que os organizadores busquem patrocínios e apoio da Prefeitura para as áreas de segurança, trânsito, organização e limpeza e também tenham condições de buscar, na iniciativa privada, recursos para realização dessas atividades, que são muito importantes para conscientização da cidade”, disse Moisés.

De 28 a 30 de junho, algumas atividades marcarão o dia do orgulho na capital e o vereador espera que cerca de cem mil pessoas participem das ações que serão realizadas na Parada da Luta.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: