Em mais um close certo, o Papa Francisco afirmou defender educação sexual nas escolas. A fala se deu na Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

Segundo a Exame, o Papa ressaltou a importância da educação sexual no ambiente escolar ao responder ao questionamento de um dos muitos jornalistas presentes sobre gravidez precoce e a falta que desta disciplina nos colégios.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Creio que nas escolas é preciso dar educação sexual. Sexo é um dom de Deus não é um monstro. É o dom de Deus para amar e se alguém o usa para ganhar dinheiro ou explorar o outro, é um problema diferente. Precisamos oferecer uma educação sexual objetiva, como é, sem colonização ideológica”, explicou.

Sabe-se que a falta de educação sexual nas escolas é o que mais favorece não apenas gravidez na adolescência, mas também casos de abuso infantil dentro de família onde a criança ou adolescente nem sabe o que está se passando, contaminações por infecções sexualmente transmissíveis, e claro, o bullying LGBT que muitas vezes leva à evasão escolar.

VEJA TAMBÉM:  "Weekend" é vetado por igreja católica na Itália, assista o trailer

O pontífice ainda afirmou que é importante escolher bem os professores que trabalharão o assunto e que o ideal seria o assunto começar em casa, entre as crianças e os pais.

“Nem sempre é possível por causa de muitas situações familiares, ou porque não sabem como fazê-lo. A escola compensa isso e deve fazê-lo, caso contrário, resta um vazio que é preenchido por qualquer ideologia”, disse.

Francisco também falou sobre o aborto ao ser questionado sobre a sua mensagem de misericórdia para o sofrimento das mulheres nesta situação. 

Ele disse que mensagem da misericórdia é para todos: “É preciso estar no confessionário, ali deve dar consolo e por isso concedi a todos os padres a faculdade de absolver o aborto, por misericórdia”, lembrou.

O problema, explicou, não é dar o perdão, mas acompanhar essas mulheres e não atacar.

“O drama do aborto, para ser bem entendido, precisa estar num confessionário. É terrível”, finalizou em uma série de declarações bastante progressistas a julgar todo conservadorismo histórico da igreja católica.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).