Desde que a legalização do casamento igualitário entrou em vigor em 2014 no Reino Unido, o número de casais homoafetivos cresceu rapidamente. Pelo menos, é o que indica dados da ONS (Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido).

Segundo a ONS, em 2015, 152.000 famílias formadas por casais do mesmo sexo foram contabilizadas no país, e em 2018 esse número subiu para 232.000, ou seja, um aumento de 53,2%.

Em entrevista à BBC, Sophie Sanders, que trabalha com estatísticas na ONS, atribuiu esse aumento em parte à legislação, que agora permite que casais homoafetivos oficializem sua união, e também às crescentes discussões sobre o tema. De acordo com ela, as pessoas estão se sentindo mais confortáveis em dizer que fazem parte de famílias LGBTs.

O coodernador de comunicação da “LGBT Fundation“, Joe Nellis, também deu sua contribuição sobre o tema apontando que: “se não formos contados, não contamos“. Ressaltando a importância da criação e manutenção de estatísticas voltadas a comunidade LGBT+.