O novo comercial de 90 segundos do Starbucks, que foi ao ar no Reino Unido pela primeira vez no último domingo (2 de fevereiro), foi eleito o vencedor do Prêmio Diversidade em Publicidade do Channel 4, com a Starbucks também comprometendo-se a arrecadar um mínimo de £ 100.000 para pessoas trans em situação de vulnerabilidade no país.

O novo anúncio, que leva a hashtag #whatsyourname, segue um jovem bronzeado, James, enquanto ele luta com amigos, familiares e empresas usando seu ‘nome pré-transição de gênero’.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Depois de encontrar sua identidade diminuída no dia-a-dia, James encontra liberdade na Starbucks, quando o barista escreve seu nome verdadeiro em sua xícara.

O anúncio premiado vem na sequência de um estudo que revelou que apenas 0,3% dos anúncios de TV são de pessoas transexuais, apesar da comunidade representar pelo menos 1% da população.

VEJA TAMBÉM:  Pessoas trans têm cirurgias e assistência médica canceladas durante o coronavírus

O Prêmio Diversidade em Publicidade do Canal 4 tem como objetivo desafiar a falta de representação LGBTQ em publicidade, e o compromisso de captação de recursos da Starbucks para as Sereias significa que a campanha fará muito mais do que simplesmente destacar as pessoas trans.

Susie Green, CEO da Mermaids, disse: “Estamos entusiasmados por fazer parte de uma campanha tão fantástica e empoderadora. Sabemos, a partir de 25 anos de experiência, quão importante é reconhecer a verdadeira identidade das pessoas”.

E lembrou: “Simplesmente reconhecer a existência de pessoas trans em um anúncio de televisão ajudará muitas pessoas a se sentirem menos isoladas e entenderem que são valorizadas”.

Assista ao comercial abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).