O novo comercial de 90 segundos do Starbucks, que foi ao ar no Reino Unido pela primeira vez no último domingo (2 de fevereiro), foi eleito o vencedor do Prêmio Diversidade em Publicidade do Channel 4, com a Starbucks também comprometendo-se a arrecadar um mínimo de £ 100.000 para pessoas trans em situação de vulnerabilidade no país.
O novo anúncio, que leva a hashtag #whatsyourname, segue um jovem bronzeado, James, enquanto ele luta com amigos, familiares e empresas usando seu ‘nome pré-transição de gênero’.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Depois de encontrar sua identidade diminuída no dia-a-dia, James encontra liberdade na Starbucks, quando o barista escreve seu nome verdadeiro em sua xícara.
O anúncio premiado vem na sequência de um estudo que revelou que apenas 0,3% dos anúncios de TV são de pessoas transexuais, apesar da comunidade representar pelo menos 1% da população.
O Prêmio Diversidade em Publicidade do Canal 4 tem como objetivo desafiar a falta de representação LGBTQ em publicidade, e o compromisso de captação de recursos da Starbucks para as Sereias significa que a campanha fará muito mais do que simplesmente destacar as pessoas trans.
Susie Green, CEO da Mermaids, disse: “Estamos entusiasmados por fazer parte de uma campanha tão fantástica e empoderadora. Sabemos, a partir de 25 anos de experiência, quão importante é reconhecer a verdadeira identidade das pessoas”.
E lembrou: “Simplesmente reconhecer a existência de pessoas trans em um anúncio de televisão ajudará muitas pessoas a se sentirem menos isoladas e entenderem que são valorizadas”.
Assista ao comercial abaixo: