Nova York acaba de se tornar o décimo quinto Estado americano a proibir a o tratamento (vulgo tortura) chamado de “cura gay”. Outros Estados dos Estados Unidos que já proibiram a prática incluem New Hampshire, Califórnia, Maryland e Connecticut.

Além disso, também foi aprovado um pacote de lei que garante direitos da população trans.

O senador democrata Brad Hoylman afirmou no Twitter sobre a aprovação do projeto pelo Senado: “A chamada terapia de conversão é abuso infantil – simples e simples”.

Já a outra lei, chamada “Lei de Não Discriminação de Expressão de Gênero” (GENDA) acrescenta a discriminação por identidade de gênero um crime de ódio no Estado. “O Senado do Estado de Nova York acaba de aprovar a Lei de Não Discriminação de Expressão de Gênero, proibindo a discriminação baseada na identidade ou expressão de gênero e acrescentando proteções aos transexuais à lei estadual de crimes de ódio”, disse Hoylman no Twitter.

Além da de transfobia se tornar crime, o pacote de leis também estabelece proteções e garantias em áreas como moradia, emprego e repartições públicas a esta parcela ainda marginalizada da população em muitos casos, além de facilidades quanto a mudança de nomes e gênero em documentos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Ativistas LGBTs elogiaram a aprovação do projeto GENDA: “Depois de 17 anos de luta pela GENDA – uma lei de direitos civis que fará com que transgêneros e não-conformistas de gênero de Nova York recorram a políticas anti-discriminatórias”, disse Kiara St. James, co-fundadora do New York Transgender Advocacy Group (NYTAG). 

E completou: “O GENDA oferece aos nova-iorquinos TGNC proteções específicas que as pessoas cisgênero já tem como garantidas em suas existências”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).