Na terça-feira (15), a Assembleia Legislativa de Nova Iorque aprovou  projetos de lei que irá reforçar os direitos das pessoas trans e a proibição da “cura-gay” no Estado.

A Lei de Não Discriminação de Gênero, conhecida como GENDA ficou por mais de uma década parada no Senado Estadual. Dizem inclusive que só foi aprovada porque os democratas que estão no controle agora.

“Depois de uma prolongada batalha de 16 anos, os democratas poderão finalmente proteger as pessoas trans e pessoas de gêneros diversos (não binários, não-conformes, agêneros, etc) da discriminação e do ódio”, disse o senador Brad Hoylman, de Manhattan, em um comunicado.

Segundo jornal Rochester Democrat and Chronicle, Nova Iorque aprovou a Lei de Não Discriminação sobre Orientação Sexual em 2002, mas a GENDA nunca tinha sido aprovada ainda, apesar de ter passado pela Assembleia liderada por democratas desde 2008.

A cidade de Nova Iorque também se tornou o 15º Estado americano que proíbe a “cura-gay”. Dessa forma os profissionais de saúde mental serão proibidos de “envolver-se em esforços de mudança de orientação sexual com pacientes com menos de 18 anos”, disse Hoylman.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Esta é uma questão de justiça básica, e hoje marca um dia histórico para aqueles na comunidade LGBTQ que lutaram incansavelmente pela aprovação deste projeto”, disse Cuomo.

Daniel Dromm, presidente da Câmara LGBT de Nova Iorque, também comentou sobre esse dia histórico:

Como ativista LGBTQ+ de longa data, estou muito feliz com a aprovação da GENDA pela Assembleia Legislativa. Todos os dias, indivíduos transgêneros e agêneros devem lidar com o fato de que sua própria existência pode levar a discriminação e violência. O GENDA, patrocinado pelo senador estadual Brad Hoylman e pelo membro da Assembleia Richard Gottfried, trará trabalho, moradia e outros benefícios a esses nova-iorquinos vulneráveis ​​quando promulgados. No local, meus colegas do Conselho de Nova Iorque e eu fizemos muito para defender as pessoas transgênero e agêneros. Por causa de nossa defesa, a NYC possui uma das leis mais fortes que protegem essas comunidades. Agora todos os municípios do estado também oferecerão essas proteções. É um ótimo dia para ser um nova-iorquino”.

Maikon Stefan
Amante do teatro, tv e de Harry Potter, formado em Técnico em Administração e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UNIFESP-SJC). Atualmente cursa Engenharia de Materiais (UNIFESP-SJC). Também foi Presidente da Empresa Júnior (Ectm Jr). "Me chama pra causar que eu vou".