Uma nova pesquisa do Datafolha revelou uma estimativa da quantidade de pessoas abertamente LGBTs pelo Brasil, separando-as por região.

Vale lembrar que não é possível dizer que a estatística revela quantos LGBTs existem no país, uma vez que muitos ainda vivem dentro do armário e não revelam sua verdadeira orientação sexual e/ou identidade de gênero mesmo em entrevistas anônimas. Ou seja, o número real de LGBTs em cada região deve ser (bem) maior que o declarado nesta pesquisa.

De acordo com o levantamento, a região brasileira com maior número de LGBTs assumidos é o Nordeste, com 11% da população.

O Nordeste também é a região mais bem resolvida aparentemente, uma vez que somente 8% dos entrevistados se recusaram a responder a pergunta, o menor número registrado de todas as regiões do país.

A média nacional seria de 7% da população. Já a região com menos pessoas declaradamente homossexuais ou bissexuais seria a região Sul, com apenas 3% da população.

Seguido do Nordeste no ranking, vem a região Norte, onde temos o segundo maior número de LGBTs assumidos: 9%, contra 5% no Centro-Oeste e 7% no Sudeste. Confira melhor no gráfico abaixo:

Será mesmo que no Sul temos menos LGBTs? Ou apenas menos pessoas que se assumem? Comenta aqui embaixo o que você acha e de qual região você é!

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos. Foram entrevistados no total, 9.173 pessoas com 16 anos ou mais em 341 municípios entre 24 e 25 de outubro de 2018.

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).