“Eu dedico essa imagem na capa da revista, a minha vó Jandira, minha mãe Ângela, minhas primas Jenifer e Ludmila, a minha tia Adriana e todas e todes que estão por aí”. Foi desta maneira que a cantora Liniker falou sobre a capa histórica que protagoniza da nova edição da revista Claudia, justamente a edição que celebra o mês da mulher.

Se trata de um marco histórico vindo de uma tradicional revista feminina de moda e comportamento publicada no Brasil pela editora Abril. É a primeira vez que a publicação coloca uma mulher trans, negra e de origem periférica nesta posição de protagonismo vendendo a sua edição logo na capa.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Usando um vestido vermelho esvoaçante enquanto se apoia em uma cadeira e posa belíssima, Liniker aparece clicada pelas lentes da fotógrafa Julia Rodrigues, a quem Liniker também agradeceu pelo que chamou de “olhar lindo dentro e fora da lente”.

VEJA TAMBÉM:  Escola infantil arrasa ao responder questionamento de pai sobre professor trans

Sobre a nova edição, a revista Claudia afirmou em suas redes sociais: “A cantora Liniker é nossa quarta capa do mês de março. Ela discute o futuro do gênero, as quebras dos padrões retrógrados e um novo olhar sobre nossas identidades. ‘As representações de nossa existência são muito plurais, somos muito mais que uma informação mastigada’, defende Liniker, que luta pelo dia em que a população trans não será jogada às margens.’”

“Eu vejo nessa capa de revista um tanto daquelas conversas na mesa de casa lá no Yolanda, de mãe, vó e tia planejando uns futuros muito grandes e sonhos que sempre faziam a gente rir e imaginar as coisas. Sempre deram as chaves pra gente sonhar, vibraram pelas nossas vontades e vibram até hoje (desde o dia em que eu falei pra minha mãe que eu seria uma das capas da @claudiaonline , ela me escreve pra poder saber se já pode passar na banca pra pegar a dela)”, escreveu Liniker em seu Instagram sobre a conquista.

VEJA TAMBÉM:  “Indianara”: filme sobre ativista trans brasileira estreia em junho; saiba onde assistir

E continuou: “Agradeço imensamente as energias que vieram antes de mim e às tantas que tem caminhado juntes comigo por todos esses cantos, ecoando todas essas memórias e existindo. E resistindo. E reflorindo. Em movimento”.

Resultado de imagem para liniker claudia
Liniker em sessão de fotos para Revista Claudia.

Em seu post, Liniker ainda lembrou dos outros meios de comunicação da mídia tradicional de também seguirem este exemplo para quebrarmos tabus e padrões: “Questiono os meios de comunicação que não nos dão espaços em seus folhetins para sim, ser sim uma imagem bonita estampada na frente. Precisamos e queremos nos ver. É urgente”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).