Tem se falado muito negativamente nas redes sociais nos últimos dias (e com toda razão) sobre as toneladas de lixo geradas durante o Rock In Rio. 

São de fato toneladas, principalmente de plástico (garrafas de vidro ou latinhas de alumínio não são comercializadas no evento por razões de segurança) deixadas pelo público presente que, muitas vezes sem conseguir deixar um show pra ir jogar o lixo no lixo, acaba deixando pelo chão seus copos e embalagens usados.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Pois bem. Em uma iniciativa inédita, a marca de beleza Natura e a de cerveja Heineken – ambas entre os patrocinadores do Rock In Rio – se uniram para ajudar neste quadro e tornar o festival mais sustentável. Como diz o slogan da própria Natura, “por um mundo mais bonito”.

Os mais de 2,5 milhões de copos de plásticos usados no Rock In Rio serão recolhidos e destinados à reciclagem, transformando todo lixo em novas embalagens de produtos Natura e Heineken.

A Natura inclusive já trabalha com material reciclado e reciclável em seus produtos e embalagens há muito tempo.

A Heineken, responsável pela distribuição da maior parte dos copos plásticos utilizados no evento, também espalhou pelos mesmos, mensagens  de consumo e descarte consciente.

Pra se ter ideia do montante da utilidade do “lixo” recolhido, com uso de materiais reciclados pós-consumo a previsão é gerar, aproximadamente, 10 toneladas de resina, que darão origem a cerca de 670 mil tampas do Deo Spray Corporal Humor da Natura, pra citar um exemplo.

VEJA TAMBÉM:  Pink aparece melancólica e solitária no clipe de "Walk Me Home"; assista

“Estamos muito animados com esta parceria inédita com a Natura. Juntos, concretizamos uma solução circular, onde resíduos plásticos se transformam em matéria-prima, bom para o meio ambiente e em linha com os nossos compromissos de sustentabilidade. Esse projeto traz benefícios diretos tanto para a comunidade quanto para o planeta”, comenta Ornella Guzzo Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

“A Natura tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, que é um dos pilares de atuação da marca. Desde 2007, somos uma empresa Carbono Neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. “A parceria com a Heineken® é mais um desdobramento do movimento ´Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor”, completa a executiva.

VEJA TAMBÉM:  Após grande repercussão, Thammy Miranda diz que não quer mais filhos: "Sou muito preocupado"

A iniciativa também evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 para a atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta Terra – cerca de 38 mil km. 

“A Heineken® é patrocinadora do Rock in Rio desde 2011 e, em consonância com o posicionamento do festival, no preocupamos em trazer ativações que reforcem a importância de reciclar os copos usados dentro da Cidade do Rock. Em 2019 estamos dando um passo à frente e, de fato, mostrando aos consumidores que um objeto usado pode ser resignificado e ter uma vida longa. O cuidado com o meio-ambiente deve ser uma preocupação compartilhada e queremos ser provedores de hábitos positivos e sustentáveis para o planeta em que vivemos”, finaliza a diretora das marcas premium do Grupo HEINEKEN no Brasil, Vanessa Brandão.

Entenda como funcionará a reciclagem de matéria-prima

  • Resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras;
  • Cooperativas separam os copos e formam fardos;
  • Braskem compra, transporta e converte os copos em resina reciclada;
  • Produtores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da
  • Braskem e produzem peças;
  • Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e transforma em produto Natura na fábrica de Cajamar, em São Paulo;
  • Consultoras de Beleza Natura vendem produto com embalagem produzida a partir da resina reciclada, com menor impacto ambiental e gerando renda.
VEJA TAMBÉM:  Pela segunda edição seguida, Anitta será atração do Rock in Rio Lisboa

A parceria em números

  • Aproximadamente 2,5 milhões de copos serão reciclados 
  • A parceria evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 na atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta terra
  • A resina dará origem a cerca de 670 mil tampas de Deo Spray Corporal Natura Humor

Sobre Gestão de Resíduos no Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos poucos eventos do mundo certificado pela ISO 20121 em gestão de eventos sustentáveis. O festival conta com um plano de gestão de resíduos que se baseia nos três pilares da sustentabilidade: Econômico, com reutilização de materiais; ambiental, com a valorização de 100% dos resíduos gerados no evento; e social, com a doação da sobra dos materiais para instituições sociais. Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso desta grande operação.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).