Não se falou de outro assunto em grupos Whatsapp e redes sociais militares no último final de semana senão a transição de gênero de uma major do Exército brasileiro.

A major Seixas fez sua transição recentemente e se chama Renata Gracin, tendo se formado no curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A polêmica se deu porque não há oficiais femininos de sua geração na infantaria. A primeira turma com mulheres do Aman foi aberta só em 2018.

Em suas rede sociais, ela desabafou: “Hoje acordei com minhas redes sociais lotadas de notificações. O dia que eu sabia que iria chegar, chegou! Estou sendo exposta em grupos de WhatsApp do Brasil todo, o que não me abala. Sou uma lutadora da causa LGBTQI+ e defensora dos direitos humanos. Sou Major do Exército Brasileiro e minha luta continua”.

VEJA TAMBÉM:  Ativistas processam Carolina do Sul por lei LGBTfóbica

Diferente dos grupos militares em redes sociais, felizmente em seu Instagram ela encontrou muita solidariedade nos comentários.

Em outro post ela lembrou aos transfóbicos de plantão que zombam de sua identidade: “Depois da criminalização da transfobia pelo STF e equiparação ao crime de racismo, dizer que não se pode ter uma pessoa trans nas forças armadas é o mesmo que dizer que não se pode ter uma pessoa negra. Não vou me calar para o preconceito! Não tenho medo!”

VEJA TAMBÉM:  Em vídeo emocionante, avós lésbicas e neto trans contam a história de sua família

E finalizou: “Já vivo como trans assumida há um bom tempo. Nunca falei mal do exército até hoje. inclusive, o comando já sabia de mim. Minha luta não é contra o exército, é contra o preconceito! Vai ter trans em todos os lugares da sociedade sim!”

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).