Como acontece tradicionalmente todo fim de ano na Globo, aconteceu no último domingo (15) o Prêmio Melhores do Ano, apresentado pelo Faustão.

Dentre as vitórias “do Vale” tivemos duas de grandes talentos LGBTs que tiveram destaque no ano de 2019 na dramaturgia global.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A atriz Glamour Garcia levou o prêmio de “Atriz Revelação”, categoria na qual concorria ao lado de Nany People (Marcos Paulo em O Sétimo Guardião) e Carol Garcia (Sabrina em A Dona do Pedaço).


Em 2019, Glamour Garcia teve grande destaque na novela A Dona do Pedaço, onde viveu a personagem Britney. Ela também é a primeira mulher trans a ganhar o prêmio. Sua vitória carrega muita representatividade e também uma lição à sociedade, uma vez que sua identidade de gênero é respeitada concorrendo ao lado de mulheres cisgênero.

Em seu discurso de agradecimento, Glamour Garcia aproveitou para lembrar da realidade ainda tão difícil da esmagadora maioria das mulheres trans no Brasil.

VEJA TAMBÉM:  Atriz da Globo se declara para namorada: “Te amo, gatinha!

“Infelizmente a estatística de vida das pessoas trans ainda é muito curta. As pessoas trans são violentadas e assassinadas, e eu acho que estar aqui, junto com a Nany inclusive, é uma prova de que nós não somos só capazes, nós tamém somos felizes. Nós também acreditamos, ocupamos nosso espaço e eu tenho muito orgulho de ser atriz e estar aqui hoje”, falou a atriz no palco da premiação.

Além dela, também levou o prêmio na categoria Melhor Ator, Jesuíta Barbosa por seu desempenho com o personagem Jerônimo de Verão 90. Ele concorria com Reynaldo Gianechinni (Régis de A Dona do Pedaço) e Renato Góes (Jamil de Órfãos da Terra).

Jesuíta Barbosa saiu do armário este ano em entrevista à revista Vogue, onde afirmou: ““Se for para me colocar em função da comunidade, pode escrever aí, por favor: sou viado”.

VEJA TAMBÉM:  Jornalista Leilane Neubarth, do GloboNews, posta foto romântica com a namorada

Vale lembrar que, além de Glamour Garcia e Jesuíta Barbosa, em ambas as categorias concorriam outros atores abertamente LGBTs: Nany People e Reynaldo Gianechinni.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).