Um médico gay do NHS recorreu ao TikTok para encorajar a adoção da vacina contra o coronavírus e combater a desinformação. O Dr. Mark Perera, que trabalha como médico do NHS no leste de Londres, está na plataforma como @DoctorGayUK para ajudar a educar as pessoas sobre a vacinação.

O médico gay, que estava entre os profissionais de saúde da linha de frente a quem foi oferecida a vacina este mês, utilizou suas habilidades de dança para compartilhar informações e acabar com mitos nocivos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O médico disse à PinkNews que escolheu o TikTok para “levar mais pessoas a tomar a vacina quando elegíveis, também porque sou um pouco pateta e adoro dançar”. Ele acrescentou: “Como um membro orgulhoso das comunidades LGBTQ+ acho que é muito importante acalmar os medos com fatos e abrir a discussão.”

@doctorgayuk

Trust a doctor who had the #covid vaccine! #coronavirusvaccine #gaydoctor #gaylondon #gayotter #fyp #pride #lgbtq #london #doctor

♬ original sound – Doctor Gay UK

Seus vídeos abordam conspirações nocivas que estão sendo disseminadas, como a ideia de que a vacina inclui um microchip ou irá de alguma forma prejudicar as minorias. Observando a disseminação de crenças antivacina, Perera encorajou as pessoas a “olhar para os fatos científicos” por trás das vacinas.

Ele disse: “As três vacinas principais (Pfizer, Moderna e AstraZeneca) foram todas testadas rigorosamente e as evidências mostram claramente que 2 injeções tornam a maioria das pessoas imunes a este vírus.

@doctorgayuk

When will you get YOUR vaccine? (Inspired by J-Lo) #covidvaccine #jlo #20yearsago #gaydoctor #gaylondon #fyp #foryoupage #pride #lgbtq #doctor

♬ Waiting for Tonight – Jennifer Lopez

“Cada país avalia as evidências e publica sua decisão sobre a aprovação de segurança. O Reino Unido aprovou duas das vacinas, este é um esforço coletivo de cientistas e reguladores”. Ele acrescentou: “Qualquer teoria da conspiração que você possa ter ouvido, por favor, leia as evidências você mesmo.

“No final das contas, como um adulto, ninguém vai forçar você a se vacinar, isso e é sua escolha. Por favor, faça a escolha certa para sua família e sua comunidade”.

@doctorgayuk

My experience 7 days after the vaccine, don’t be afraid! #vaccine #workingxmas #gaydoctor #gaylondon #fyp #foryoupage #lgbtq #gay #trending #my2020

♬ Survivor – Destiny’s Child

Comunidade LGBT+ médico gay em campanha

Com vacinas atualmente disponíveis apenas para maiores de 80 anos, funcionários da linha de frente e residentes de lares de idosos no Reino Unido, levará algum tempo até que outros possam se beneficiar.

A pesquisa também sugere que grupos minoritários, incluindo pessoas LGBT+, podem ser mais céticos do que a população em geral. Mas Perera acrescentou: “Eu encorajaria nossa comunidade LGBTQ+ a tomar esta vacina quando eles se tornarem elegíveis, porque é gratuita e irá proteger você e aqueles que você ama”.

“Mesmo pensando um pouco egoisticamente, pense em como poderá ver sua família e amigos mais velhos novamente com muito menos risco. Foi um 2020 solitário, vamos todos tentar trazer a vida de volta ao normal”, conclui o médico gay.