O governo da Escócia anunciou que vai inserir a o tema LGBT no currículo escolar de todas as escolas do país.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a nova medida fará com que a Escócia – um dos países mais progressistas do mundo – se torne o primeiro país a ter oficialmente o assunto na educação em todas as suas instituições de ensino.

Serão abordados em sala de aula a partir de agora – progressivamente e de acordo com a idade dos alunos – assuntos como a terminologia LGBT, questões de diferenças, respeito, bullying, sexualidade e identidade de gênero, além de Direitos LGBT e a história da luta por igualdade.

O primeiro ministro escocês, John Swimney, falou ao parlamento do país ontem (8) sobre o novo programa de educação:

“A Escócia já é considerada um dos países mais progressistas de toda Europa justamente pela igualdade LGBT. Estou feliz em anunciar que seremos o primeiro país do mundo a ter oficialmente educação inclusiva LGBT fazendo parte do currículo escolar.”

Ele ainda lembrou do porquê devemos valorizar a diferença e diversidade em sala de aula: “Nosso sistema de educação apoia a todos pra que todos possam alcançar seu melhor potencial. Por isso é fundamental que a escola seja diversa e ensine o respeito as diferenças humanas desde a juventude”, afirmou.

E continuou: “As recomendações que aceitei e incluiremos não apenas vão melhorar as condições de educação de estudantes LGBTs jovens, mas de todos, por aprendermos a celebrar as diferenças de cada um e promovermos maior entendimento, respeito e inclusão.”

O co-fundador do movimento The Time For Inclusive Education (Hora da Educação Inclusiva) do país, comemorou a decisão: “Lutamos por isso há três anos. Estamos maravilhados de saber que o tema LGBT fará parte da educação em todas as escolas da Escócia.”

Ele lembrou também sobre o momento histórico e exemplo que o país dá ao mundo: “É um momento único e uma vitória não só da nossa campanha, mas para o país e a História. É um movimento que deixa uma clara mensagem de aceitação à geração jovem LGBT, que acaba com a discriminação, bullying e preconceito que ainda moldam a sociedade.”

Aproveite e conheça mais sobre este país incrível que é a Escócia, no Reino Unido, no vídeo do Põe Na Roda por lá:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).