Duas transexuais foram impedidas de usar o banheiro feminino no ItaúPower Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, um dos seguranças do estabelecimento disse para elas esperarem “inventarem um banheiro de ‘viado’”.

Tháylla Castanha, de 28 anos, e Giselle Rodrigues, de 32, saíam do cinema na noite da última segunda-feira (2) quando foram abordadas ao tentarem entrar no banheiro. Tháylla registrou o momento em um vídeo, que viralizou nas redes sociais.

Tháylla Castanha registrou abordagem de seguranças de shopping em vídeo.

Nas imagens, agentes de segurança do shopping aparecem pedindo para que elas mostrem documentos e tenham “bom senso” e respeitem as “mães de família”.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e a ocorrência foi registrada na madrugada de terça-feira (3) como transfobia. No documento, consta que as amigas passaram por uma situação vexatória e que ficaram constrangidas ao serem chamadas de homens pelos seguranças.

A assessoria do ItaúPower confirmou que os homens que aparecem nas imagens trabalham no estabelecimento, sendo um deles funcionário do local e os demais terceirizados. Em nota, afirmou ainda que o local “acolhe a diversidade e a liberdade individual” e que está “trabalhando juntos às equipes para que situações como esta nunca mais se repitam”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Além disso, o shopping informou que todos os funcionários, próprios e terceirizados, passarão por treinamentos que reforcem a prática dos valores de respeito à diversidade.

Assista ao vídeo no G1.