Os recentes escândalos de transfobia envolvendo JK Rowling estão impactando diretamente nas vendas dos livros da autora.

Geralmente no verão do hemisfério norte, as vendas de livros sobem bastante, por causa do maior tempo livre. Em junho, o aumento foi de 31,4% em relação a maio nos EUA, de acordo com a NPD BookScan.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Porém, as obras da britânica tiveram um aumento bem mais tímido, ficando em 10,9%. Quando falamos de Harry Potter, foi ainda menor: 7,7%.

Uma especialista sobre vendas e negócios falou sobre o assunto: “Olhando para a performance dela contra o resto do mercado, especialmente contra a mesma performance de 2019 – que foi bem consistente com o resto do mercado – acho que ela está em queda. Ela está certamente abaixo do resto do mercado, comparativamente, em dois terços“.

VEJA TAMBÉM:  Em apoio a transgêneros, 4 autores cancelam contrato com editora de livros de JK Rowling

De acordo com os dados, se os livros de Rowling tivessem acompanhado o mercado, eles gerariam um lucro de 1,7 milhão de dólares a mais.

E se engana quem acha que o motivo é que os livros de JK estão muitos “velhos”. No primeiro trimestre de 2020, as obras dela tiveram um aumento de 26,5% nas vendas em relação ao ano anterior. Ou seja, as declarações transfóbicas tiveram impacto direto no período entre abril e junho.

 

 

 

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.