Um estudo da Universidade de Stanford, no Reino Unido, analisada pelo Pew Research Center, revelou que somente 19% dos entrevistados bissexuais estão fora do armário.

O número é pequeno principalmente comparado a gays e lésbicas entrevistados, onde 75% em média declarou assumir sua sexualidade ao menos para as pessoas mais próximas em suas vidas.

Segundo a pesquisa também veiculada pelo portal PinkNews, 26% dos bissexuais entrevistados declararam simplesmente que NINGUÉM de suas pessoas mais próximas sequer sabem de sua orientação sexual. Nesta mesma pergunta, a taxa entre gays e lésbicas chegou a somente 4%.

Entre as pessoas bissexuais casadas ou em um relacionamento sério, 88% afirmou estar em um relacionamento hétero. Entretanto, 43% disse se atrair igualmente por homens e mulheres enquanto 12% disse se atrair mais por pessoas do mesmo gênero que o seu.

Os dados apenas confirmam a invisibilidade, bifóbia e desconsideração com que pessoas bissexuais são levadas em conta dentro e fora da comunidade LGBT.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Como mulher que namora um homem, muitas pessoas assumem que sou hétero. Pessoas bissexuais que estão se relacionando com alguém do gênero oposto se sentem excluídas em ambos os sentidos, na comunidade Queer e fora dela”, declarou a jornalista Laura Ingram sobre o estudo. 

Ela ainda lembrou o quão estressante e prejudicial à saúde mental pode ser a pressão a qual pessoas bissexuais são submetidas nestas questões: “Para muitos acaba sendo complicado e confuso por não se sentir integralmente aceito na sociedade seja onde você estiver”.

Conheça mais sobre bissexuais nos vídeos abaixo:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).