Aparentemente sem muito mais o que fazer durante a pandemia, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) decidiu denunciar a drag queen Pabllo Vittar por exercício ilegal da profissão.

Vale lembrar antes de tudo que a cantora não é o primeiro alvo do órgão. Recentemente, a atriz Claudia Raia foi notificada pelo mesmo motivo: exibir vídeos praticando exercícios físicos em suas redes sociais.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Essas pessoas criam perfis na Internet (…) com verdadeiros programas de treinamento de força e resistência (…)”, diz o CREF em nota. E continua: “A maioria não são profissionais de Educação Física e, quanto a prescrição de treinamentos físicos, não podem prestar tais serviços que colocam em risco a sociedade”.

Em um dos vídeos anexados à denúncia (assista abaixo), Pabllo simplesmente aparece mostrando seu treino e recomendando aos seguidores que se exercitem durante a quarentena, mostrando como funciona sua série que inclui exercícios como agachamento e outras modalidades.

“Não podemos permitir que, reiteradamente, pessoas não habilitadas exerçam ilegalmente a profissão na prestação dos serviços à sociedade, como se Profissionais de Educação Física fossem’, diz o CREF na nota.

Em outro trecho, de maneira ainda mais dramática, o CREF sugere que pessoas que repitam os exercícios mostrados por Pabllo, podem vir até a óbito: “Para tanto, essas pessoas não habilitadas se apresentam como Professores de Educação Física, colocam sob sua orientação centenas de alunos expostos à atividades físicas que podem causar lesões e sequelas de proporções irreversíveis, chegando até a óbito”.

Ao final, o Conselho pede que seja instaurado pelo Ministério Público, um inquérito para investigação, ação penal e consequente condenação de Pabllo Vittar por aparecer treinando em suas redes sociais.

É curioso que o órgão não tenha nunca percebido outros famosos postando seus treinos na Internet, porque é o que mais tem por aí, né? Parece até o Conar caçando bebida patrocinada só no clipe da Pabllo, quem não se lembra? Por que será?

Atualização: Após a polêmica, a assessoria de Pabllo Vittar se pronunciou sobre o assunto. Leia abaixo a nota na íntegra:

“A assessoria de Comunicação da cantora Pabllo Vittar esclarece que a notícia-crime protocolada pelo Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região (CREF1) contra a artista é infundada e inverídica. A cantora nunca prescreveu, deu aula como profissional ou orientou nenhum treino. A cantora ainda deixa claro no vídeo em questão que não é educadora física e apenas mostra – como tantos outros artistas e Influencers – sua rotina de exercícios físicos em suas redes sociais, que também serve como motivação para que seus seguidores procurem hábitos de vida saudáveis.”

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).