VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em meio à um governo explicitamente LGBTQfóbico e a onda do conservadorismo do Brasil, o Pew Research Center realizou uma pesquisa para medir a aceitação da homossexualidade no Brasil.

Em 7 anos, o índice cresceu, mas um a cada quatro brasileiros ainda são assumidamente preconceituosos e contra LGBTQs.

De acordo com a pesquisa, 67% dos brasileiros defendem que a homossexualidade seja aceita pela sociedade, mas cerca de 23% da população ainda são contra. As informações são do HuffPost Brasil.

Com o nome de  “The Global Divide on Homosexuality Persists” (A divisão global sobre homossexualidade persiste, em tradução livre), a pesquisa questionou mais de 38 mil pessoas em 34 países se a homossexualidade era aceitável ou não e deu continuidade à série histórica sobre o mesmo tema iniciada em 1994.

Entre os 34 países que foram analisados, o Brasil aparece no 16º lugar, atrás de outros dois Estados latino-americanos incluídos na pesquisa: México, em 14º, e Argentina, em 10º.

19% da população do nosso vizinho do sul dizem que a homossexualidade não deve ser aceita, contra 76% que dizem que deve ser aceita. Já no México, o índice de pessoas que não aceitam é o maior entre os países da América Latina, 24%.

A pesquisa realizada pelo instituto tem margem de erro de 4.4 pontos percentuais para mais ou menos. Em geral, desde 2013, última edição do estudo, pesquisadores observaram padrões semelhantes e aumento considerável nos países que afirmaram aceitar a homossexualidade.

Foram sete anos de diferença entre os levantamentos e um aumento de 6 pontos percentuais na aceitação de homossexuais entre brasileiros.

Em 2011, o nível de aceitação no cenário brasileiro era de 61%, contra 36%. Em 2013, até então mais recente edição do estudo, este índice foi de 60%, contra 34%.

A pesquisa foi realizada em maio do ano passado, cinco meses após o início do governo Bolsonaro.

 

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.