O streamer Jovirone usou um exemplo transfóbico e preconceituoso durante em um vídeo do Twitch. O rapaz usou o termo traveco enquanto explicava aos seus seguidores sobre um item do jogo.
“Eu posso ser cancelado, tá ligado? Eu sou hétero (…), ele é tipo um traveco gostosão, tá ligado? Ele é legal, mas ele te engana quando você está lá.”, declarou o gamer.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Jovirone sendo transfobico. Amanhã ele pede desculpas e daqui 3 dias todo mundo esquece 🙂 pic.twitter.com/tC9rh8o9oj
— Beamom (@a_beactress) December 8, 2020
As declarações geraram respostas imediatas e diversos streamers e seguidores se pronunciaram repudiando as falas.
Triste ver que tem gente que ainda pensa assim. Preconceito não é liberdade de expressão/opinião. Transfobia não é liberdade de expressão/opinião. Quem pensa igual a ele, favor parar de me seguir. E quem não vê o preconceito escancarado nisso aqui, favor estudar. Obrigada.”, retrucou a streamer Kalera.
A streamer BryannaNasck detonou a atitude dele:”Primeiro que é uma Travesti segundo que nenhuma pessoa trans no mundo alguma está aqui para seu entretenimento ou enganar. Nossa identidade é tão valida quanto seu direito se prestar a um papel ridículo como essa em para milhares de pessoas.”, declarou a gamer.
BryanaNask é YouTuber, Gamer e uma das maiores influenciadoras LGBTQIA+ da internet. Ela se identifica como uma pessoa Trans não-binária e advertiu o jovem: “É completamente inadmissível que tenhamos um comportamento desse em 2020. Não há nada que justifique a transfobia. Uma pessoa pública, que influência milhões ensinando seu público e fazendo a manutenção da transfobia mata todos os dias. Ridículo e revoltante”.
O perfil oficial de League Of Legends no Twitter respondeu ao comentário de BryanaNask e afirmou que “medidas disciplinares serão aplicadas”.

Jovirone pediu desculpas à comunidade LGBT e admitiu sua fala foi preconceituosa.