Órgãos representantes e defensores da causa LGBTQI+ estão em negociação com Joe Biden sobre a adição de marcadores extras indicando pessoas não-bináries em todos os documentos federais, incluindo passaportes e carteiras sociais. A inclusão de um terceiro marcador de gênero seria um grande movimento para permitir que pessoas não bináries, não-conformes de gênero e intersexuais obtenham identidades federais.

Segundo o PinkNews, o porta-voz da Casa Branca, Matt Hill, contou  que não havia um cronograma para a implementação ou como seria feita, mas que o presidente Joe Biden demonstra completo comprometimento com a causa de emissão dos documentos. Vale ressaltar que a medida já havia sido prometida durante a campanha eleitoral no ano passado.

Joe Biden quer incluir pessoas nao binaries
Joe Biden quer incluir pessoas nao-bináries em passaportes (Foto: Reprodução/Instagram)

Em um comunicado, Hill disse: “O presidente Biden continua comprometido com o avanço dos esforços estaduais e federais que permitem que os americanos transgêneros e não binários atualizem seus documentos, especialmente porque continuam a enfrentar assédio ou têm o acesso aos serviços negado porque seus documentos de identificação não confirmam sua identidade.”

Arli Christian, um estrategista de campanha da ACLU, pediu ao governo que emitisse “X” marcadores de gênero neutro em todos os documentos federais nos primeiros 100 dias de Biden. Christian disse ao The 19th: “Isso permeia muitas áreas de discriminação contra pessoas trans, quer estejamos falando sobre ser respeitado na escola, segurança, emprego, habitação”.