Abertamente gay, o primeiro ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, confrontou lideranças árabes sobre as leis anti-gays que existem ainda hoje no Oriente Médio.

Segundo informações do GayStarNews, Xavier, que é casado com seu marido Gauthier Destenay, aproveitou que discursaria no último dia 28 em uma reunião de lideranças árabes e europeias para tocar no assunto delicado e levado de maneira tão diferente entre ambas as culturas.

Xavier Bettel e seu marido Gauthier Destenay.

Foi ideia dele falar do assunto logo no primeiro encontro entre a União Europeia e a Liga Árabe: “Não falar sobre este assunto não é uma opção para mim”, disse Xavier à imprensa.

Ainda não se sabe qual foi a reação de líderes árabes sobre a questão. Vale lembrar que a homossexualidade é crime com pena de morte na Arábia Saudita, Sudã e Iêmen. Relações homoafetivas também são ilegais na Algeria, Morrocco, Omã, Tunísia, Síria e Kuwait. 

Já no Egito, pode render até 17 anos de prisão. Por lá inclusive, um jornalista chegou a ser condenado a 1 ano de prisão no ano passado só por ter feito uma entrevista na TV com um homossexual.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Xavier Bettel e seu marido Gauthier Destenay também já fizeram história ao se irem juntos a uma reunião de líderes europeus e o Vaticano.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).