Na metade de sua quarta gravidez, o homem trans Yuval Topper-Erez decidiu se presentear com algo que sempre amou: fotografias de parto. O sonho foi realizado pela fotógrafa Tara Leach em imagens humanas e belíssimas que captam a experiência única de dar à luz.
Embora ele inicialmente planejasse manter as imagens privadas apenas entre a família, o pai, que vive na Inglaterra, decidiu tornar público o material, que é claro, viralizou na Internet surpreendendo e inspirando a muitos.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
“Muitas pessoas trans ouvem com frequência que não poderão ser pais”, disse Topper-Erez ao portal Romper. “Também espero que minhas fotos gerem debates entre profissionais da área de parto sobre a variedade de pessoas e corpos que podem dar à luz.”

Tiradas pela fotógrafa Tara Leach nas primeiras horas da manhã de 8 de maio de 2019, as fotos mostram a chegada de Tig, o terceiro filho de Topper-Erez, e a intensidade e emoção universal na experiência do nascimento de um filho. A dor do parto, o foco nítido do parceiro, os momentos fugazes de descanso entre as contrações e a alegria dos dois pais embalando seu recém-nascido pela primeira vez.
Fotógrafa registra o homem trans Yuval Topper-Erez dando a luz (Foto: Tara Leach)
“Isso apenas abre a mente das pessoas”, disse Leach diz sobre o impacto das imagens. “Você pode ter lido um artigo sobre gravidez transgênero antes e pode ter visto fotos de um homem grávido ou dois homens com um bebê, mas não há como negar o que está acontecendo nessas imagens é algo muito verdadeiro e humano.”
Segundo a matéria original do portal Romper, Topper-Erez espera que as pessoas que vejam suas fotos entendam que todos os nascimentos são dignos de comemoração: “Não importa quem está dando à luz, isso é lindo e sagrado”, diz ele. “Todas as pessoas que deram à luz e suas escolhas merecem ser respeitadas.”

“Espero, entre outras coisas, que estas fotos inspirem profissionais da área de parto e futuros pais cavalos-marinhos (também conhecidos como pais gestacionais)”, disse ele. Pra quem não sabe, pai cavalo-marinho é uma expressão usada para homens trans grávidos, uma vez que, na natureza, entre cavalos-marinhos, é o macho que engravida.

Desde que ele as tornou públicas, as fotos do nascimento viralizaram, ganhando centenas de milhares de compartilhamentos e curtidas no Facebook e Instagram. “Recebi perguntas e comentários de todo o mundo”, disse Topper-Erez.

“Esta é genuinamente uma das coisas mais importantes e bonitas que já vi”, disse um comentário no Facebook representando muitos outros de felicitações à família. Um outro homem trans escreveu: “Me assusta ao mesmo tempo que gera curiosidade dar a luz sendo um homem trans. Essa representatividade é muito importante pra mim”.

Curtiu as fotos? Você pode ir lá no post original do Facebook de Tara Leach para parabenizá-la pelo trabalho e também ver as mais de 130 capturas que ela realizou deste momento tão especial na vida de Yuval Topper-Erez.