A Espanha vai abrir seu primeiro asilo inteiramente dedicado a pessoas LGBT da terceira idade. Gente, imagina se não vai tocar Cher e Aretha Franklin, nesse lugar? Me mandem pra lá daqui alguns anos, ok?
A cidade de Madrid, capital do país, é onde estará a primeira residência pública para homossexuais do mundo. Já existem iniciativas do tipo em Londres, por exemplo, mas não é um local público do Estado, mas sim ONGs financiadas com doações.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
O ativista LGBT Federico Armenteros, que desde 2010 trabalha na “Fundación 26 de Diciembre: Mayores LGTB”, contou à imprensa que era preciso fazer algo para que esta parcela da população também pudesse ter uma vida mais digna.
O local deve abrigar 66 pessoas e ter um centro de atividades e profissionais de enfermagem e saúde devidamente especializados.
A iniciativa se deu pela rejeição que estes idosos sofrem em asilos tradicionais. Embora a entrada destas pessoas até seja permitida, elas não se sentem a vontade ou acolhidas, sofrendo preconceito muitas vezes, principalmente por fazerem parte de uma geração menos tolerante à diversidade.
(continua abaixo)
Veja também:
Além disso, segundo Federico, muitos idosos gays têm graves problemas de saúde mental porque “nunca foram compreendidos” e até hoje “são considerados doentes”. “É preciso fazer com eles um trabalho enorme”, explicou.