“Hoje concluímos o treinamento com a Primeira Turma de Polícia Local Especializada em Diversidade Sexual, de gênero e família com a Polícia de Vall d’Uixó”. Desta forma é descrita, com orgulho, a nova turma de agentes de segurança pública especializada em diversidade do município de Vall dÚixó, na Espanha. A formação aconteceu no último dia 24 de janeiro.

Criada em 2017, o O LGBTIpol foi uma iniciativa pensada por Ivan Martínez, que agora é presidente da associação espanhola que treina – com toda aprovação do poder público – a polícia para lidar com a questão da diversidade.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
VEJA TAMBÉM:  Eleita Miss Espanha, mulher trans concorrerá ao Miss Universo 2018; assista

A ideia veio após ele ver de perto o drama de uma pessoa próxima que sofreu discriminação e ódio por sua orientação sexual, e ainda constatar que a vítima não se sentia à vontade sequer pra denunciar o crime por não confiar nas autoridades.

“Queremos usar a associação como uma ferramenta de conscientização, para que a comunidade LGBT + possa sentir essa conexão com a sociedade e, ao mesmo tempo, sinta-se apoiada por pessoas que entendem e são sensíveis a atos de ódio que sofrem”, disse Ivan ao site LGBT espanhol Lesbicanarias.

A iniciativa deu tão certo, que de acordo com uma nova lei, distritos ou cidades com mais de 50 mil pessoas devem ter ao menos uma polícia especializada neste tema.

Vale lembrar que, no Brasil, algumas grandes cidades tem também polícia especializadas em crimes de discriminação racial, identidade de gênero e orientação sexual. Em São Paulo e Rio de Janeiro, é o Decradi.

VEJA TAMBÉM:  Estudo revela os melhores países pra viver sendo LGBT

Serviço:
Decradi – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância
Rua Brigadeiro Tobias, 527 – Centro, São Paulo (SP).
(11) 3311-3555/ 3311-3556.
E-mail: [email protected].

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).