A Escócia deve se tornar o primeiro país do Reino Unido a legalmente possibilitar uma opção “terceiro gênero” nos documentos de seus cidadãos que assim optarem por se definir.

De acordo com o jornal Scotsman, o governo fez uma consulta com 15000 entrevistados sobre a questão e a maioria da população, 56%, apoia a medida de se reconhecer pessoas em outros gêneros como não binários, gênero fluido, sem gênero ou qualquer indivíduo que não se identifique necessariamente como homem ou mulher.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Outra medida esperada e que já vem sendo cogitada é a diminuição de idade mínima para se transicionar de gênero no país, de 18 anos para 16.

Após o resultado da pesquisa, um porta-voz do governo afirmou: “Vamos considerar a análise e opinião dos consultados para avançar nossas leis e reconhecimentos de todos os cidadãos”.

Ainda que maior parte da população apoie a medida, claro que houve protestos contra e um debate que dividiu opiniões entre parcela mais progressista da população, e conservadores, muitos transfóbicos e contra os direitos da população trans.

VEJA TAMBÉM:  Coordenadoria LGBT de Olinda é homenageada com Placa pelo AMOTRANS
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).