A Escócia deve se tornar o primeiro país do Reino Unido a legalmente possibilitar uma opção “terceiro gênero” nos documentos de seus cidadãos que assim optarem por se definir.

De acordo com o jornal Scotsman, o governo fez uma consulta com 15000 entrevistados sobre a questão e a maioria da população, 56%, apoia a medida de se reconhecer pessoas em outros gêneros como não binários, gênero fluido, sem gênero ou qualquer indivíduo que não se identifique necessariamente como homem ou mulher.

Outra medida esperada e que já vem sendo cogitada é a diminuição de idade mínima para se transicionar de gênero no país, de 18 anos para 16.

Após o resultado da pesquisa, um porta-voz do governo afirmou: “Vamos considerar a análise e opinião dos consultados para avançar nossas leis e reconhecimentos de todos os cidadãos”.

Ainda que maior parte da população apoie a medida, claro que houve protestos contra e um debate que dividiu opiniões entre parcela mais progressista da população, e conservadores, muitos transfóbicos e contra os direitos da população trans.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).