Na última sexta-feira (16), o ator Elliot Page publicou um desabafo nas redes sociais sobre os projetos em tramitação nos estados americanos que atacam diretamente os jovens trans. No post, o ator segura um cartaz com os dizeres “Proteja as crianças trans”. Em um movimento retrogrado e homofóbico, alguns estados do país proibiram tratamentos hormonais, o uso bloqueadores e a redesignação de gênero de jovens trans.

“Enquanto observo o movimento desses projetos de lei que atacam os jovens trans nos Estados Unidos, especialmente nesta semana na Flórida, Alabama, Texas e Dakota do Norte, estou pensando em meus irmãos trans e na dor coletiva que nossa comunidade deve suportar para batalhar continuamente por nosso direito de existir. Essas contas são perturbadoras, cruéis e exaustivas”, diz a legenda da foto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @elliotpage

“Telefone para seus representantes. Diga-lhes para se oporem à legislação que nos discrimina. Diga a eles que nosso acesso aos cuidados de saúde é um direito humano inalienável. Diga a eles para deixarem as crianças trans praticarem esportes. Diga a eles que #TransPeopleBelong – sempre fizemos e sempre faremos”, concluiu Elliot Page.

O estado de Arkansas foi o primeiro estado dos EUA a proibir o tratamento com bloquadores de puberdade em crianças trans. Esta semana, o Texas seguiu a medida e vota um projeto de lei para fazer o mesmo, além de definir os pais de crianças trans que permitem o tratamento como “abusadores de crianças”

Elliot Page rebate leis transfóbicas dos Estados Unidos
Elliot Page rebate leis transfóbicas dos Estados Unidos (Foto: Reprodução / Instagram)