Na última quinta-feira (21), Taiwan apresentou o primeiro projeto de lei que garante o casamento homoafetivo no país. A medida é a primeira do tipo em um país da Ásia, uma região do mundo ainda muito atrasada em relação a direitos LGBT.
Ano passado, Taiwan votou contra o casamento homoafetivo em um referendo que manteve a definição de casamento como a união entre homem e mulher apenas. Houve ainda uma tentativa de lei especial para casamentos homoafetivos, mas o projeto acabou cancelado após ser taxado como discriminatório por ativistas LGBTs, de acordo com o informado pela Time.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Entretanto, um julgamento da Suprema Corte do país determinou em 2017 que a ausêera inconstitucional negar o direito de oficializarem suas uniões à casais homoafetivos. O governo então teve fixado prazo determinado até Maio de 2019 para implementar a lei do casamento igualitário no país, o que está sendo discutido agora pelo parlamento.
Sendo assim, a expectativa atual é de que Taiwan vote a medida ao fim de maio.
Embora Taiwan seja o primeiro país da Ásia a efetivamente discutir a aprovação do casamento, alguns outros países do continente avançam em relação à pauta.
Em Dezembro do ano passado, a Tailândia propôs um projeto de lei pra reconhecer uniões homoafetivas, mas a medida ficou a espera de aprovação pelo Congresso e não aconteceu.
Entretanto, na Indonésia a perseguição a LGBTs é enorme, apoiada pelo Estado, além de índices de HIV serem alarmantes. Já na Malásia, homossexualidade continua ilegal em 13 Estados.