Na última quinta-feira (21), Taiwan apresentou o primeiro projeto de lei que garante o casamento homoafetivo no país. A medida é a primeira do tipo em um país da Ásia, uma região do mundo ainda muito atrasada em relação a direitos LGBT.

Ano passado, Taiwan votou contra o casamento homoafetivo em um referendo que manteve a definição de casamento como a união entre homem e mulher apenas. Houve ainda uma tentativa de lei especial para casamentos homoafetivos, mas o projeto acabou cancelado após ser taxado como discriminatório por ativistas LGBTs, de acordo com o informado pela Time.

Entretanto, um julgamento da Suprema Corte do país determinou em 2017 que a ausêera inconstitucional negar o direito de oficializarem suas uniões à casais homoafetivos. O governo então teve fixado prazo determinado até Maio de 2019 para implementar a lei do casamento igualitário no país, o que está sendo discutido agora pelo parlamento.

Sendo assim, a expectativa atual é de que Taiwan vote a medida ao fim de maio.

Embora Taiwan seja o primeiro país da Ásia a efetivamente discutir a aprovação do casamento, alguns outros países do continente avançam em relação à pauta.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em Dezembro do ano passado, a Tailândia propôs um projeto de lei pra reconhecer uniões homoafetivas, mas a medida ficou a espera de aprovação pelo Congresso e não aconteceu.

Entretanto, na Indonésia a perseguição a LGBTs é enorme, apoiada pelo Estado, além de índices de HIV serem alarmantes. Já na Malásia, homossexualidade continua ilegal em 13 Estados.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).