No dia 10 de dezembro, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vai ganhar um delegacia especializada em crimes de intolerância.

Por crime de intolerância se entende-se crimes de discriminação contra minorias, como é o caso do racismo, da LGBTfobia, crimes contra idosos, pessoas com deficiência, dentre outros tipos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A medida ocorre após o trágico e lamentável episódio de assassinato e racismo acontecido em uma unidade do supermercado Carrefour de Porto Alegre.

Segundo informou o Guia Gay SP, a delegada chefe da polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor, divulgou a notícia ao lado do governador do Estado, Eduardo Leite.

“Vamos inaugurar a primeira Delegacia de Intolerância. É um lugar apropriado e específico para que as pessoas possam buscar informações, efetuarem denúncias e pra que possamos mudar essa triste realidade das intolerâncias e do racismo, que acabam gerando consequências na sociedade”, disse ela.

VEJA TAMBÉM:  Irlanda do Norte legaliza casamento homoafetivo

Ainda conforme a delegada afirmou, a unidade “será responsável pela investigação exclusiva de toda e qualquer forma de crimes de intolerância” no âmbito exclusivamente de Porto Alegre, como injúria racial e LGBTfobia.

Delegada confirma Delegacia contra racismo e LGBTfobia em Porto Alegre. (Foto: Reprodução / Youtube)
Delegada confirma Delegacia contra racismo e LGBTfobia em Porto Alegre. (Foto: Reprodução / Youtube)

A delegacia deverá ficar em um imóvel no bairro de Santana a 300 metros do Palácio da Polícia.

Iniciativas do tipo ainda são raras no país, apenas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Que se torne cada vez mais um exemplo a se espalhar pelo Brasil.

Assista abaixo ao vídeo com o discurso da delegada falando sobre a nova delegacia ao lado do governador:

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).