O governo da Polônia anunciou que vai rejeitar a participação no tratado europeu conhecido como Convenção de Istambul, que combate a violência contra as mulheres, alegando que o acordo possui uma “natureza ideológica” e fere os “valores constitucionais”.

Em reação a medida, desde o dia 24 de julho várias pessoas, na maioria mulheres, estão saindo às ruas para protestar contra o governo, algumas vestidas de Aias, em referência ao livro “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood.

De acordo com o Huffpost, as manifestantes relatam que que o “objetivo [do governo] é legalizar a violência doméstica”, muitas carregavam cartazes com os dizeres: “O PiS é o inferno das mulheres”, em referência ao partido Lei e Justiça (PiS), do atual presidente, Andrzej Duda.

O ministro da Justiça da Polônia, Zbigniew Ziobro, afirmou que vai enviar uma solicitação às pastas do Trabalho e da Família para iniciar o processo de retirada do tratado. “Ele contém elementos de natureza ideológica que nós consideramos prejudicial”, tentou explicar o ministro.

Os problemas do governo atual com o pacto não são recentes, ele já havia afirmado que o tratado, ao exigir o ensino de gênero nas escolas, viola os direitos dos pais, além de alegar que as leis locais são mais eficientes na proteção as mulheres. Na época da assinatura do documento, o texto foi descrito como uma “invenção feminista destinada a justificar a ideologia gay”.

A medida reforça a postura conservadora do atual governo, além de ressaltar que o PiS segue na perseguição a comunidade LGBT+ e feminista local. Duda, próximo das eleições, chegou a afirmar que a “Ideologia LGBT” era mais perigosa que o comunismo e que iria garantir a proibição de discussões nas escolas públicas sobre os direitos da comunidade.

Além da Polônia, a Hungria não assinou o tratado, afirmando que ele promove “a ideologia destrutiva de gênero” e a “migração ilegal”. A Bulgária também rejeitou o pacto, argumentando que vai contra a definição de casamento, heterossexual, prevista na Constituição.

Foto: Divulgação/Huffpost