A Hungria determinou através do Serviço Nacional de Transfusão de Sangue do país, que a partir de agora, qualquer discriminação baseada no gênero ou orientação sexual dos doadores de sangue está proibida.

A medida já vinha sendo estudada, mas sua implantação foi adiantada devido a crise do coronavírus, que deixou bancos de sangue do país com estoque muito baixo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Outros países como Estados Unidos e Austrália também seguiram esta tendência, flexibilizando os requisitos anteriores (como “não ter feito sexo por 12 meses”, o que por sua vez tornavam doação quase impossível) para que homens gays e bissexuais pudessem doar sangue.

A medida na Hungria surpreendeu a muitos, visto que seu governo atual é retrógrado e costuma ir contra Direitos LGBTs. Pra se ter ideia, o presidente Viktor Orbán justificou a saída da Hungria do festival Eurovision por acreditar que “o concurso promove valores LGBT”.

VEJA TAMBÉM:  Como LGBT, você pode ou não doar sangue? | Direitos LGBT
Imagem em destaque: Pexels
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).