Uma nova lei da Tasmânia, na Austrália, pode levar para a prisão pessoas que desrespeitarem o gênero de pessoas trans.


Assista também:


Ainda precisando ser aprovada pelo parlamento do país (o que tudo leva a crer pela maioria favorável, segundo levantamento), a medida deve tornar ilegal se referir a mulheres trans em um pronome ou gênero masculino, e homens trans no feminino.

A lei ainda deve garantir aos pais poderem optar por não registrar o gênero de seus filhos nos documentos se assim bem entenderem. Outra garantia legal com a aprovação do pacote de medidas, estabelece que jovens de 16 anos já possam trocar facilmente nome e gênero nos documentos.

Ativistas LGBT da Tasmânia.

Apesar da boa nova muito bem recebida por ativistas LGBTs do país, Dr Greg Walsh, que leciona na Universidade de Notre Dame Australia, se disse preocupado com a criminalização do ato ao The Australia: “Apesar de ser admirável parte do parlamento garantir respeito a pessoas trans, precisamos lembrar e ensinar a sociedade de respeitá-las e não forçá-las ou criminalizá-las”.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).