No Brasil, infelizmente, ainda são muitas as dificuldades que homens e mulheres trans encontram para achar uma vaga no mercado de trabalho. Até mesmo o acesso educacional é um problema para muitos trans e travestis.

Por isso, no próximo dia 16 de maio, acontece no auditório do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), um debate promovido pelo órgão em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulado ‘Diálogos Transformadores’, que colocará em discussão os desafios enfrentados pela comunidade trans, na hora de encontrar  um emprego.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O evento contará com a mediação de Thais Dumet, oficial técnica da OIT, e também terá uma palestra com o Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, que falará sobre o olhar do MPT em relação ao tema. Além disso, Neon Cunha, que é ativista e símbolo de luta na pauta sobre despatologização das identidades, também deve palestrar no debate.     

Segundo a organização, o evento tem como objetivo pautar a discussão sobre a população trans a partir de sua situação de invisibilidade, violência e o acesso a direitos, como: à saúde integral, à educação ou ao trabalho, temas que vêm sendo tratados pelo MPT dentro da coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

Um exemplo dessas ações do MPT e da OIT em relação à temática é o projeto Empregabilidade Trans – Cozinha e Voz, onde pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade têm acesso a um curso de formação profissional de auxiliar de cozinha, com o objetivo de capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho. Lançada desde 2017, a ação capacitou quatro turmas em São Paulo, e uma nos estados do Rio de Janeiro, Pará, Goiás e em Pernambuco.

Já em relação à programação do debate e das palestras, o evento começa a partir das 13h e deve ser encerrado às 16h. Para participar é necessário realizar a inscrição prévia através deste link clicando aqui. Lembrando que o MPT-SP está localizado no endereço: R.  Cubatão, 322 – Paraíso, São Paulo.