No dia 17 de maio de 1990, ou seja, há exatos 30 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluía a homossexualidade da lista de doenças gerais. 

O homossexualismo (o prefixo “ismo” sugere a ideia de uma enfermidade) então deixava de existir, e uma série de mudanças positivas começavam a surgir para o bem e a preservação da comunidade.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Para se ter uma ideia da importância da mudança, a homossexualidade era colocada no mesmo patamar da pedofilia, um dos crimes mais horrendos que se pode pensar.

O dia 17 de maio ficou marcado então como o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia. É tempo de reforçar que estamos aqui, estamos presentes. Existimos e não iremos nos silenciar.

View this post on Instagram

🌈 #Repost @hmcpedro Dia bem próprio pra repostar essa foto que eu amo! 🥰 Sabe pq logo hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional de Luta contra Homofobia (atualizando pra LGBTfobia hj né?)? 😉 Pq foi neste dia, 30 anos atrás, em 1990, que a OMS atualizou suas diretrizes e deixou de classificar homossexualidade como um transtorno/doença. Sim, faz só 30 anos que não somos vistos como doentes, e ainda que seja proibido no Brasil ainda tem quem exerça a tal da “cura-gay” que nada mais é do que tortura sem qualquer resultado senão mais culpa e vergonha em pessoas que vivem se escondendo. 🏳🌈✊🏽👊 Continuemos no luta até que essa discriminação pareça tão irrelevante é ridícula quanto de fato é! ❤🧡💛💚💙💜 #diainternacionalcontralgbtfobia #diainternacionalcontraahomofobia ⠀ ⠀

A post shared by Põe Na Roda (@poenaroda) on

São tempos difíceis, tempos de luta. Hora de pensar e se posicionar. Não se deve nunca perder o foco. Uma batalha foi vencida há 30 anos, mas, até hoje, ainda não ganhamos a guerra do respeito, da igualdade e da liberdade.

VEJA TAMBÉM:  Coronavírus: com curadoria de Lady Gaga, OMS organiza shows virtuais para arrecadar fundos
Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.