A Finlândia teve as primeiras adoções por casais LGBT+ da sua histórias. Foram dois casais que ganharam novos membros nas famílias, um de dois homens e outro com duas mulheres.

Em comunicado, a Sateenkaariperheet, que faz parte da Associação de Famílias do Arco-Íris, confirmou que os processos de adoção foram bem-sucedidos. A lei que permite adoção por casais do mesmo sexo foi aprovada junto com a aprovação do casamento igualitário, em 2014, mas entrou em vigor apenas em 2017.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O casal de dois homens, que preferiu permanecer anônimo, conversou com a Sateenkaariperheet, que compartilha: “Eles dizem que estão mais do que felizes em ter uma família agora. A família também elogia a equipe de adoção da cidade de Helsinque por todo o apoio. Na experiência deles, a atitude das autoridades em relação à adoção da família arco-íris foi muito positiva e encorajadora.”

A organização acrescenta que “eles estão cientes do status especial de sua família, mas dizem: ‘ainda somos uma família comum e nos alegramos em nossa rotina normal de bebês’”.

Foto: Freepik