Indo na onda dos protestos em todo o mundo e principalmente nos Estados Unidos contra o racismo, a deputada estadual do PSOL Erica Malunguinho publicou em suas redes sociais um novo projeto de lei proposto por ela.
A PL 404 tem como proposta retirar todo tipo de busto, estátua ou monumento que homenageie figuras históricas escravocratas ou momentos históricos ligados a este período.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
“Os monumentos públicos, estátuas e bustos que já prestam homenagem a escravocratas ou a eventos históricos ligados a prática escravagista devem ser retirados de vias públicas e armazenados nos Museus Estaduais, para fins de preservação do patrimônio histórico do Estado.”
Segundo a própria Érica, a lei tem como objetivo “estabelecer uma política pública de combate ao racismo no que diz respeito ao reconhecimento do direito a verdade é à memória da população negra”.
Para reescrever a História, protocolei o #PL404 na @Alesp, que visa proibir, em todo o estado de São Paulo, homenagens a escravocratas e a eventos históricos ligados ao exercício da prática escravista no Brasil #NãoHomenageieumRacista
— Erica Malunguinho (@malunguinho) June 24, 2020
A proposta também prevê a substituição dos nomes de prédios públicos que homenageiem escravocratas em um período de até um ano.
Malunguinho relembra que o Brasil tem hoje a maior concentração de pessoas negras da América e que na época da escravidão foi aqui que recebeu mais de 45% dos africanos escravizados de todo o mundo.