Danica Roem será a primeira pessoa transgênero a ocupar uma cadeira em assembleia legislativa nos Estados Unidos. Ela obteve 55% dos votos, derrotando o representante republicano em final de mandato Robert Marshall, um conservador considerado o maior inimigo dos direitos LGBT no estado da Virgínia.

Roem, agora deputada, é jornalista e vocalista da banda de heavy metal Cab Ride Home. Sua campanha se baseou na ajuda da comunidade e em doações pequenas de muita gente que acreditava na sua plataforma, fundamentada em transformações econômicas e nos transportes. Entre abril e junho desse ano, Danica recebeu 1.064 doações com valores abaixo de 100 dólares, segundo melhor número nas eleições.

Marshall, é republicano, contra o casamento gay, se recusou durante a campanha a usar o pronome “ela” quando se referia a Roem. Ele era um dos defensores do  “projeto de lei dos banheiros”, que tenta proibir os transexuais de usarem banheiros públicos relativos ao seu sexo atual.

Pelo visto a população de Virginia achou muita crueldade e não teve pena de chutá-lo para fora do Congresso e dar a cadeira para uma vítima de suas leis abusivas. Marshall ocupava uma cadeira na Assembleia há 26 anos.

 

VEJA TAMBÉM:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).