Sempre bom quando Direitos LGBTs avançam pelo mundo, né? A Bolívia acaba de dar um passo em direção ao reconhecimento do casamento homoafetivo no país.
Segundo o DW, na última sexta-feira (11), o país reconheceu a união do casal formado por David Víctor Aruquipa e Guido Álvaro Durán, que conseguiu na Justiça o direito de ter sua união civil registrada.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
A decisão foi conquistada com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos e grupos ativistas de Direitos LGBTs locais.
Desde 2018 o casal Perez e Durán tentam na justiça o reconhecimento de sua união. A princípio eles tiveram o direito negado com justificativa de que a Constituição do país, no artigo 63, estabelece casamento como união entre homem e mulher.

No início deste ano, o casal recorreu da decisão afirmando que a Constituição da Bolívia estava violando os tratados internacionais de Direitos Humanos.
Deste modo, em julho, o casal conseguiu uma decisão favorável do 2º Tribunal Constitucional de La Paz, que abriu o precedente que deve abrir caminho para a discussão da aprovação do casamento homoafetivo no país, uma antiga reivindicação da comunidade LGBT da Bolívia.