Sempre bom quando Direitos LGBTs avançam pelo mundo, né? A Bolívia acaba de dar um passo em direção ao reconhecimento do casamento homoafetivo no país.

Segundo o DW, na última sexta-feira (11), o país reconheceu a união do casal formado por David Víctor Aruquipa e Guido Álvaro Durán, que conseguiu na Justiça o direito de ter sua união civil registrada.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A decisão foi conquistada com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos e grupos ativistas de Direitos LGBTs locais.

Desde 2018 o casal Perez e Durán tentam na justiça o reconhecimento de sua união. A princípio eles tiveram o direito negado com justificativa de que a Constituição do país, no artigo 63, estabelece casamento como união entre homem e mulher.

Perez e Durán: 1º Casal gay da Bolívia a ter união reconhecida. (Foto: AIZAR RALDES / AFP)
Perez e Durán: 1º Casal gay da Bolívia a ter união reconhecida. (Foto: AIZAR RALDES / AFP)

No início deste ano, o casal recorreu da decisão afirmando que a Constituição da Bolívia estava violando os tratados internacionais de Direitos Humanos.

VEJA TAMBÉM:  Governo do Canadá realiza pesquisa pra saber aceitação da população sobre LGBTs do País

Deste modo, em julho, o casal conseguiu uma decisão favorável do 2º Tribunal Constitucional de La Paz, que abriu o precedente que deve abrir caminho para a discussão da aprovação do casamento homoafetivo no país, uma antiga reivindicação da comunidade LGBT da Bolívia.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).