Foi dada entrada em uma ação popular na justiça contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) e sua tentativa de censurar a HQ da Marvel que exibia um beijo gay entre suas páginas.

A motivação da ação afirma que Crivella violou direitos de pessoas LGBTs ao associar a imagem de um simples beijo a pornografia, o que não é verdade, seja este beijo hétero ou homo. Além disso, a ação o acusa de promover discurso de ódio ao mandar “lacrar” o conteúdo como se ser LGBT fosse algo impróprio ou proibido.

O pedido de danos morais é de R$ 500 mil reais. A ação é assinada por integrantes dos partidos PSOL, PT, PDT, PSB, REDE, PV e Cidadania.

Sobre a iniciativa, que visa dar um recado também à sociedade LGBTfóbica, o líder do PSOL carioca, Márcio Anastácio, afirmou: “É uma ação política para dar uma resposta ao prefeito, que nos difamou e humilhou publicamente dizendo que a nossa arte e a nossa literatura são impróprias para o consumo da sociedade”

Ainda segundo o grupo que assina a ação popular, o dinheiro da indenização, se obtido, deverá ser usado exclusivamente para promoção de políticas públicas LGBT.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).