Reunião de condomínio é chato. Síndico é chato. Brigar com vizinho é chato.

Nada disso, chato é o prédio que você mora, desabar como desabou o prédio de Fortaleza.

Segundo consta, já com as primeiras notícias, o prédio vinha passando por reformas uma vez que os ferros das colunas do imóvel estavam aparentes na garagem.

Eu não sou engenheiro mas, uma de minhas filhas é e, ela me disse que o que sustenta uma pilastra são os ferros e não o concreto como eu pensava.

Num prédio numa cidade praiana, sujeito à maresia diária, pode haver desgaste na estrutura do concreto e, desta forma pilares, vigas e colunas devem ter manutenção constante.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O que aparentemente aconteceu em Fortaleza foi que um dos moradores fez vídeos mostrando que descascar as colunas até a exposição do ferro que sustenta aquela coluna, deixou o prédio muito vulnerável.

Você sabe como estão as condições do imóvel que você habita?

Nas reuniões de condomínio, são tratadas as questões estruturais da edificação?

Depois de cair um prédio desses, muita gente vai sair gritando que a prefeitura, o Papa e o Bispo local não tomaram providências mas, é o condomínio quem deve contratar profissionais competentes para resolver essas questões.

Ao menor sinal de rachaduras, de exposição dos ferros, de desgaste das colunas, contrate um engenheiro e ou uma empresa de engenharia que, vai dar a melhor assessoria técnica para este tipo de desgaste.

O desgaste pode acontecer com qualquer prédio mas, o descaso dos condôminios (seu, inclusive), não pode criar esse tipo de situação de se contratar um pedreiro para fazer serviço de engenheiro.

Não há a quem reclamar na justiça se você foi negligente com seu próprio imóvel…

Se o prédio fosse novo, a responsabilidade seria da construtora mas, em prédios antigos, a manutenção é de responsabilidade do próprio condomínio e, os condôminos, ou seja, você, é o condomínio. Cuide de você e de quem você ama.