Passado o Dia do orgulho LGBT no último dia 28 de junho, voltou a circular pelas redes sociais um vídeo que merece ser visto e lembrado.

Em uma reunião da Comissão de Seguridade Social e Família, no Dia do Orgulho LGBT do ano passado, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) discursou e contou sobre o episódio em que um deputado mais uma vez (sim, isto é corriqueiro e não parte de 1 congressista homofóbico somente!) o chamou de viado dentro do Congresso brasileiro (sim, a mentalidade de muitos dos representantes do povo brasileiro não ultrapassa a quinta série).

O deputado em questão não foi nomeado, uma vez que Jean tem usado esta estratégia para não dar mais biscoito e palco a políticos que se aproveitam da homofobia para ganhar voto. Algo que a gente sabe muito bem no que dá quando olha atualmente o quadro de candidatos a presidência, não é mesmo?

O que o deputado em questão não esperava, é que Jean rebateria lindamente suas falácias neste discurso em plena Câmara no Dia do Orgulho LGBT.

A tentativa de intimidação acabou saindo pela culatra. Em sua fala, Jean afirmou:

“ (…) À todos que vivem me chamando de viado nesta casa porque se incomodam com a minha presença aqui, porque não estão acostumados a ver um homossexual assumido em um espaço de poder da república, digo que: Sim, eu tenho orgulho de ser viado.

Entendo que para o deputado que deferiu a palavra, usou-a como um insulto. E depois como um valentão de quinta série, ele cruzou comigo no corredor e disse pra mim: Você está no meu caderninho!

Eu quero responder aqui pra ele: Que bom que eu estou no seu caderninho porque pela primeira vez o caderninho dele vai ter um conteúdo decente, honrado, honesto e orgulhoso. Fico feliz de estar no caderno dele. E ele não está no meu.

E ele vai ter sempre este enfrentamento. Seja hoje, no Dia do Orgulho LGBT, ou todos os dias. Porque em todos os dias devemos ser orgulhosos de nossa identidade, nossa orientação sexual e identidade de gênero.”

Assista ao discurso de Jean na íntegra contando do ocorrido bem no Dia do Orgulho LGBT:

Veja também:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).