O casamento igualitário foi finalmente está sendo legalizado na Costa Rica, com os primeiros registros de casamento entre pessoas do mesmo gênero a serem permitidos ​​a partir do dia 26 de maio, segundo informou o Q Costa Rica.

Em agosto de 2018, a Suprema Corte do país finalmente decidiu que era inconstitucional proibir casais homoafetivos de se casarem e estabeleceu um prazo de 18 meses para o legislativo implementar as mudanças por lei. Há muito tempo a comunidade LGBT+ do país da América Central luta pela igualdade no casamento.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em 2016, o então presidente Luis Guillermo Solis prometeu expandir os direitos LGBT+ na região. As eleições presidenciais de 2017-18 da Costa Rica foram dominadas pela questão dos direitos LGBT + após a decisão.

O candidato presidencial evangélico marginal Fabricio Alvarado Muñoz emergiu do sexto lugar para se tornar o pioneiro de uma campanha agressiva contra o casamento gay entre homossexuais e a promessa de se retirar dos tribunais de direitos humanos.

VEJA TAMBÉM:  Para quem ficam nossos bens quando morremos? | Direitos LGBT

O candidato centrista Carlos Alvarado Quesada acabou vencendo o desafiante homofóbico em uma votação por segundo turno.

Falando na conferência The Economist’s Pride and Prejudice, em maio de 2018, a ex-vice-presidente da Costa Rica Ana Helena Chacón Echeverría disse que a divisão que a questão gerou na sociedade foi “um inferno”.

“O país se dividiu ao meio. Esse foi o problema. Nós não estávamos falando sobre impostos, infraestrutura ou pobreza, eles estavam falando sobre direitos dos gays, sim ou não? Foi como um referendo sobre os direitos dos gays. Sofremos torturas durante esses meses porque, pela primeira vez no meu país, os gays estavam sentindo medo. Foi odioso”, desabafou.

Atualização: Houve uma (nova) tentativa da oposição conservadora (religiosos sendo religiosos, né?) do país de se adiar a medida. Políticos entraram com uma liminar pedindo um adiamento de 18 meses para que a decisão seja tomada somente após 18 meses do fim da quarentena do coronavírus.

VEJA TAMBÉM:  Senado aprova projeto de criminalização da homofobia, com exceção para templos religiosos

Nenhuma novidade em se tratando de políticos conservadores e bancadas religiosas pelo mundo, né? A mesma novela em todo país que se propõe a legalizar o casamento gay…

Bora torcer pra que esta seja apenas mais uma “esperneada” da oposição retrógrada e a Justiça mantenha a decisão, permitindo casamentos homoafetivos a partir de 26 de maio em Costa Rica.

Noticiaremos aqui assim que a decisão estiver valendo!

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).