Recém-lançado, o Coneckta é um canal de vídeos informativos acessíveis para TODOS: ouvintes, surdos, surdocegos, cegos e disléxicos. Com Libras para os surdos sinalizados e legenda para os surdos oralizados.

Pra se ter ideia, até o layout dos vídeos foi pensado para este público. As fontes e cores foram criadas para que os surdocegos, cegos e disléxicos consigam enxergar, sem atrapalhar a leitura. Pra isso, foi realizada uma pesquisa com alguns surdocegos e eles escolheram a cor, a fonte e o tamanho da legenda. Os vídeos ainda contém áudio para os cegos com perda total de visão. Além disso o apresentador é o Alexandre Ohkawa, que também é surdo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O canal deve trazer vídeos sobre temas variados, mas sempre muito importantes de serem debatidos e conhecidos. Muitas vezes, informações difundidas no mundo para quem ouve, fala e enxerga, acabam não atingindo pessoas que não tem estas mesmas facilidades.

VEJA TAMBÉM:  Mesmo com dono homofóbico, Riachuelo traz casal gay negro com filho em campanha; assista

Allan Victor, criador do projeto Conekta, falou com o Põe na Roda sobre a idealização do trabalho e a importância de se levar informações à uma comunidade que muitas vezes simplesmente não as tem pela dificuldade – e muitas vezes até falta de interesse – de se traduzir conteúdos em Libras.

Prova disso é o caso do primeiro vídeo lançado, que fala especificamente sobre HIV. Ficou clara a ignorância e carência de dados básicos de boa parte desta comunidade quanto ao tema com o feedback recebido por ele.

“O nosso primeiro vídeo foi ‘HIV – Prevenção e Tratamento’. Convidamos um médico infectologista que é referência no Brasil, o Rico Vasconcelos, para passar informações. O vídeo resultou num material leve, divertido, e com muita informação necessária e importante para ouvintes, surdos, surdocegos, cegos e disléxicos, afinal, o tema ‘HIV’ é de suma importância pra todos!”, diz Allan sobre o vídeo.

VEJA TAMBÉM:  Gênero neutro e lontra finalmente ganham emojis nos aprovados pra 2019; veja a lista completa

Logo em seguida, ele ressaltou o feedback obtido com o vídeo em sua primeira publicação no Facebook do Coneckta: “Acredite, Recebemos inúmeros emails e mensagens de surdos, surdocegos e cegos que não sabiam o que é o HIV. Tinham surdos afirmando que alho e limão e também ‘aceitar Jesus’ curam o HIV.”

Assista abaixo ao vídeo de estreia em seu canal do Youtube:

Aproveite e curta a página do Coneckta no Facebook e fique ligado sobre as publicações pra receber sempre os novos vídeos postados. A página do Instagram pra quem quiser acompanhar é @Coneckta.

Avatar
22 anos, geminiano, mineiro, jornalista formado pela UEMG. Apaixonado por música e artes de modo geral. Ex-bailarino na teoria mas danço nas festinhas bastante. Sonho em ser amigo da Rihanna e da família da Beyoncé. Provável futuro ex-bbb e quem sabe vencedor da Fazenda.